Após morte encefálica, mulher de 45 anos tem órgãos doados em Campos
O Hospital Geral de Guarus (HGG) promoveu a segunda captação de órgãos de 2024, nesta quinta-feira (13) em Campos. O gesto de amor ao próximo da família, ao doar os órgãos de uma mulher de 45 anos, proporcionou que outras vidas fossem salvas no Estado do Rio de Janeiro. Foram captados os dois rins e as córneas. “Observamos uma mistura de sentimentos neste caso, com esta paciente tão jovem perdendo a vida. Imaginamos o impacto desta perda para esta família e, ao mesmo tempo, refletimos sobre o belíssimo ato de amor ao próximo praticado, mesmo diante da dor”, afirmou a diretora clínica, Luisa Barreto. Para o superintendente do HGG, Vitor Mussi, “apesar da tristeza da perda, a união de forças entre a doação autorizada pela família, a estrutura da saúde pública e a dedicação dos profissionais de saúde, vai promover qualidade de vida a pacientes que deixarão tratamentos longos e dolorosos para receber um órgão e recomeçar suas vidas”, relatou o superintendente, acrescentando que o HGG tem adiantado planejamento para possíveis cirurgias de transplantes renais. A captação dos rins no HGG foi feita pelas cirurgiãs gerais Maria Eduarda Monachesi e Thays Ribeiro, que vieram do Rio de Janeiro. As córneas foram captadas pelo enfermeiro Ricardo Rosa da Organização de Procura do Órgãos (OPO) do Norte e Noroeste Fluminense. Participaram, ainda, o anestesista do HGG, Tiago Cesareo, além de enfermeiros, técnicos e instrumentadores do Hospital Geral de Guarus. O processo durou cerca de duas horas. Os órgãos foram transportados em uma aeronave para a capital fluminense.
Prefeitura de Rio das Ostras abre processo seletivo com 100 vagas para a Educação
A Prefeitura de Rio das Ostras abre Processo Seletivo Público Simplificado para contratações temporárias e formação de cadastro de reserva para o quadro funcional da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer. São ofertadas 100 vagas para 16 cargos de níveis de escolaridade distintos. As inscrições estão disponíveis desta quinta-feira, dia 13, até as 12h do próximo sábado, dia 15 de junho, no site no Portal da Educação (https://educacao.riodasostras.rj.gov.br/processo-seletivo/). O Edital do certame pode ser conferido na Edição nº 1696 do Jornal Oficial (Edital nº 07/2024). A classificação das vagas será realizada por meio de pontuação. O candidato poderá acumular pontos de acordo com critérios de experiência profissional, formação acadêmica e cursos complementares. As informações curriculares deverão ser devidamente preenchidas no ato das inscrições e comprovadas durante as demais etapas do Processo Seletivo. O candidato não poderá modificar ou acrescentar nenhuma informação e/ou documentação após a finalização da inscrição. O profissional poderá se inscrever apenas para um cargo. O Processo Seletivo terá validade até o último dia letivo previsto no calendário escolar de 2024. A classificação, o resultado final e a convocação para a entrega dos documentos serão divulgados no Jornal Oficial do Município, disponível no site da Prefeitura de Rio das Ostras. Cabe ao candidato acompanhar todas as informações e os prazos estabelecidos pelo certame. QUADRO FUNCIONAL – A Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer ressalta que atua intensamente para atender às demandas do quadro funcional da pasta, que passa por constantes alterações devido ao fluxo de processos administrativos como exonerações, falecimento, aposentadoria, além de afastamento de servidores por licença médica prolongada, licença maternidade e demais restrições laborais. A Secretaria destaca, ainda, que a validade do VII Concurso Público foi encerrada em abril deste ano, impedindo a nomeação de novos concursados. Os Editais nº 01, 02 e 03/2019 do VII Concurso possibilitaram a admissão de cerca de 1692 servidores efetivos somente na Educação. A última nomeação, realizada em abril, convocou 126 candidatos e desses, apenas 63 tomaram posse e iniciaram o exercício.
Mulher é presa por suspeita de incendiar loja do ex-companheiro em Campos
Uma mulher foi presa por suspeita de atear fogo na loja de roupas do ex-companheiro na manhã desta quinta-feira (13), na Rua José Bonaparte Vieira, no bairro Jóquei Club, em Campos. Ninguém ficou ferido, e de acordo com a Polícia Militar, testemunhas relataram que a mulher invadiu o estabelecimento e ateou fogo no local. Ainda não se sabe a motivação do crime. A fumaça chamou a atenção dos moradores e comerciantes da região. A loja ficou destruída e a mulher foi presa em flagrante. Ela foi levada para a Delegacia do Centro de Campos.
Aos 71 anos, cantor Nahim morre e ex-mulher desabafa: “Em choque”
O cantor Nahim, que ficou famoso na década de 80 por várias músicas de sucesso, morreu na madrugada desta quinta-feira (13), em sua casa, no Taboão da Serra, na Grande São Paulo. Não foi divulgada a causa da morte, mas ele teria sofrido uma queda de uma escada em sua residência. Ele tinha 71 anos. A Polícia Militar e a assessoria do cantor confirmaram a morte. O corpo de Nahim foi levado ao 1º Distrito Policial de Taboão da Serra e seguiu para o IML. A causa da morte ainda é investigada e foi registrada preliminarmente como “suspeita”. Andreia Andrade, ex-mulher de Nahim, falou da morte do artista através de um post no Instagram: “É com muito pesar que eu venho aqui falar para vocês que, realmente, confirmo o fato do falecimento do Nahim. Estou muito em choque e não estou em condições de atender ligações, mensagens. Então, sim, gente, infelizmente, hoje, 13 de junho de 2024, eu informo o falecimento do Nahim”. Nahim Jorge Elias Júnior, natural de Miguelópolis (interior de SP), surgiu para a música nos anos 80, com um estilo bem pop e com refrões pegajosos. Um dos seus maiores sucessos foi Dá Coração. Também teve Coração de Melão, Melô do Tacka-Tacka, Bambo Mambo, entre outros.
Após ser amarrada por criminoso, mulher consegue impedir estupro em Campos
Uma mulher teve a casa invadida e sofreu uma tentativa de estupro na madrugada desta quinta-feira (13) em Campos. O crime aconteceu na Rua Amapá, no distrito de Travessão. De acordo com a Polícia Civil, a vítima de 26 anos foi amarrada e amordaçada pelo criminoso, que passou as mãos no corpo dela com roupa, mas não conseguiu ter relação sexual porque a mulher se debateu e impediu. O autor do crime ficou irritado e desistiu do crime, deixando a vítima amarrada para trás. Ela conseguiu acionar a Polícia Civil, que foi at Pouco depois, o homem foi encontrado pela polícia na Estrada do Matutu, onde foi preso.
Após dois dias de competição, atleta de Campos vence corrida de 350 km em Minas Gerais
Dois dias, duas noites e duas madrugadas. Foi assim que o campista Rodrigo Vilaça, de 44 anos, conquistou a Ultra do Vulcão, na cidade de Poços de Caldas, Minas Gerais, com o tempo de 51 horas e 47 minutos. A prova teve a largada no dia 31 de maio, com 350 km de distância, passou por 12 cidades e 14 atletas participaram da ultramaratona. O atleta campista fez em média sete minutos por quilômetro percorrido na competição. “Parei na segunda noite, de 4h da madrugada até 6h da manhã, estava com muita dor no joelho direito. Dormi por duas horas e tomei dois analgésicos, quando voltei já estava bom”, detalhou Vilaça. O presidente da Fundação Municipal de Esportes, Luciano Viana, recebeu o ultramaratonista, na sede da FME, e o parabenizou pela conquista. “É um orgulho ter um atleta da nossa cidade conquistando marcas e títulos tão expressivos como o do Rodrigo. Fico muito feliz por estar fazendo parte deste novo rumo que o esporte campista está tomando” concluiu Luciano.