Vídeo: fenômeno raro semelhante a um tornado é visto em Campos
Na tarde desta sexta-feira (12), um fenômeno raro foi visto no céu de vários bairros de Campos e assustou os moradores da região. Trata-se da nuvem funil, que é semelhante a um tornado. Vários registros foram feitos em Guarus. A nuvem tem forma de funil de gotículas de água condensadas, associada a uma coluna rotativa de vento e que se estende desde a base de uma nuvem (geralmente um cumulonimbus ou uma nuvem cumulus imponente ), mas não atinge a superfície. Esse tipo de nuvem geralmente está associado à formação de tornados. A nuvem funil acontece quando há movimentos dos ventos com velocidades e direções diferentes, podendo chegar ao solo. Nesse caso, ela pode se transformar em tornado se tocar o solo. A intensidade do fenômeno depende de condições climáticas, como temperatura e pressão. No caso do registro na rodovia, a nuvem se desfez antes de chegar ao solo. Veja o vídeo abaixo!
Supermercados do estado do Rio de Janeiro registram crescimento de 6,6% nas vendas
Os supermercados do estado do Rio de Janeiro apresentaram alta de 6,6% nas vendas do mês de fevereiro, em termos reais, ou seja, já descontada a inflação, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo IBGE. Esse foi o oitavo mês consecutivo de aumento nas vendas. Apesar de significativo, o crescimento no estado foi inferior à média brasileira em novembro (+10,2%). Mesmo assim, as vendas do primeiro bimestre nos supermercados fluminenses registraram um aumento de 6,1%. Segundo a Future Tank, consultoria econômica da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ), foi observado que as vendas dos supermercados impulsionaram o resultado de todo o varejo fluminense em fevereiro (+4,9%). Essa alta foi a segunda consecutiva e maior que o dobro da registrada em janeiro (+1,9%), nessa comparação com o mesmo período do ano anterior. Para Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ, os dados da pesquisa comprovam um momento econômico favorável no estado. “Estamos vivendo um bom momento, com mais pessoas empregadas, alguns produtos apresentando queda nos preços e uma estabilidade econômica favorável, inclusive com queda nos juros”, ressalta Queiróz. As vendas dos supermercados ao nível nacional também apresentaram forte crescimento em fevereiro (+10,2%). As treze unidades da federação analisados pela Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE registraram alta no último mês, sob liderança da Bahia (+15,9%), seguido por Rio Grande do Sul (+14,7%) e Goiás (+13,3%). Outros setores do varejo também observaram aumento das vendas no estado no segundo mês do ano: equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (+43,1%); tecidos, vestuário e calçados (+9,2%) e Artigos farmacêuticos (+5,1%).
Trânsito na Ponte Barcelos Martins, em Campos, será restringido para motos a partir de segunda
A Prefeitura de Campos, por meio do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), irá restringir o acesso de motocicletas na Ponte Barcelos Martins a partir da próxima segunda-feira (15). A ponte será restrita a pedestres, ciclistas e veículos de serviços de emergência. A finalidade é garantir mais segurança aos ciclistas. A ponte é uma das principais ligações da ciclofaixa da Avenida Tancredo Neves, em Guarus, com a Rua Barão de Miracema, no Centro, até a Avenida 28 de Março. A ponte recebeu pintura de ciclofaixa. O trecho começou a ser sinalizado nesta sexta-feira (12) e, na segunda, a Guarda Civil Municipal (GCM) estará com equipe na ponte em apoio. “O número de ciclistas que utilizam a Ponte Barcelos Martins é muito grande e o fluxo de motocicletas tem causado conflito com aqueles que atravessam a ponte de bicicleta. São muitas reclamações, por exemplo, da velocidade imprimida pelos motociclistas na ponte, o que tem ocasionado inúmeros acidentes”, explicou o presidente do IMTT, Nelson Godá, acrescentando que a passagem de ambulâncias da Prefeitura, do Corpo de Bombeiros e de hospitais particulares com prestação de socorro, bem como as viaturas das Polícias Militar e Civil e da Guarda Municipal, continuará permitida. AMPLIAÇÃO DA INFRAESTRUTURA CICLOVIÁRIA Nelson Godá informa que este processo faz parte da ampliação da infraestrutura cicloviária da cidade. Atualmente, Campos possui 60,62 quilômetros, sendo 30,6 quilômetros de ciclovias; 28,6 quilômetros de ciclofaixas; 400 metros de ciclorrota e 862 metros de calçada compartilhada. “O IMTT e o Cidennf (Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte Fluminense) seguem parceiros na requalificação das ciclofaixas e este projeto cicloviário prevê a conexão da ciclofaixa da Avenida Tancredo Neves, no Jardim Carioca, passando pela Ponte Barcelos Martins e Rua Barão de Miracema até a Avenida 28 de Março”, pontuou o presidente.
Sindicato anuncia greve dos servidores municipais em Campos
O Sindicato dos Profissionais Servidores Públicos Municipais de Campos (Siprosep) anunciou o início do estado de greve na noite desta quinta-feira (11). A decisão foi adotada após uma assembleia dos trabalhadores. Os servidores reivindicam melhorias nas condições de trabalho, além de reajustes como o aumento do teto para o recebimento do auxílio-alimentação e vale-transporte; a regularização do decreto 272/2022 para que servidores não recebam em seu salário-base menos de um salário mínimo padrão A; redução das perdas inflacionárias acumuladas e o pagamento da complementação previdenciária. O Siprosep afirma que acordos feitos com a Prefeitura de Campos não foram cumpridos. O jornal O Milênio entrou em contato com a assessoria de imprensa do poder público para saber um posicionamento. A prefeitura informou que fica surpreendida com a notícia de “estado de greve” anunciada pelo Sindicato dos Servidores, principalmente, porque vem mantendo diálogo constante com o órgão, além de ter avançado em vários pontos colocados em pauta pelo próprio sindicato. A prefeitura disse ainda que no ano passado foi concedido reajuste de 10,41%, de forma escalonada. Até o final de 2023, os servidores ativos e inativos receberam 6% de reajuste, sendo 2% em agosto, 2% em setembro e outros 2% em novembro, totalizando percentual maior que a inflação prevista para o ano passado, que foi de 5,79%, representando um acréscimo na folha de mais de R$ 4,8 milhões apenas em 2023.
Mulher é baleada e agredida na frente do namorado em Guarus
Uma mulher foi baleada e levou coronhadas na cabeça na noite desta quinta-feira (11), na Rua Cidade Lima, no Parque Santa Rosa, em Campos. A ocorrência aconteceu na frente do namorado dela, mas ele não reagiu porque os criminosos estavam armados. Os autores do crime são dois homens. Até o momento, ninguém foi preso. A vítima foi levada por moradores para o Hospital Ferreira Machado, onde está internada em estado estável. De acordo com a Polícia Militar, a mulher se envolveu em uma briga, poucos dias antes de ser baleada. O crime é investigado na Delegacia de Guarus.