Prefeitura de Campos faz alerta sobre importância da vacinação antitetânica em períodos de chuva

Ruas alagadas após chuva

O município de Campos passa por um período de fortes chuvas e alagamentos e, com isso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) lembra da importância de manter a saúde em dia, especialmente, no que diz respeito à vacinação contra doenças que podem ser transmitidas através do contato com água de chuva contaminada, como o tétano, uma doença infecciosa grave, não contagiosa, causada por uma toxina produzida pela bactéria Clostridium tetani. Essa bactéria é encontrada nas fezes de animais e de seres humanos, na terra, nas plantas, em objetos e pode contaminar as pessoas que tenham lesões na pele (feridas, arranhaduras, cortes, mordidas de animais etc.), pelas quais o microrganismo possa penetrar, provocando o tétano acidental. O diretor de Vigilância em Saúde, o infectologista Rodrigo Carneiro, falou sobre a importância da vacinação como prevenção da doença. “Independentemente da idade, quem entrou em contato com as águas de chuva deve ter seu esquema vacinal para tétano atualizado, com o reforço sendo administrado a cada 10 anos. No caso do tétano, não existe nenhum medicamento que deve ser ingerido de forma profilática. Além disso, as pessoas devem ter cuidados locais após o contato, como fazer a higienização da superfície com água e sabão e, se possível, passar álcool a 70% nas regiões que tiveram contato com a água contaminada”, explicou. Para a vacinação antitetânica, a Secretaria de Saúde disponibiliza diversos postos, sendo um com horário estendido: Campos Shopping – 9h às 16h Cidade da Criança – 8h30 às 17h Clínica da Criança – 9h às 18h Secretaria Municipal de Saúde — 8h30 às 20h Unidades Básicas de Saúde – 9h às 15h Durante o feriado da Semana Santa, a SMS vai disponibilizar os seguintes postos: Clínica da Criança – 8h às 17h Secretaria Municipal de Saúde — 8h às 17h

Campos ainda contabiliza 121 pontos com problemas causados pelas chuvas

As equipes das secretarias operacionais da Prefeitura de Campos atuam num mutirão para dar conta de reparos em 121 pontos afetados pelas águas das chuvas torrenciais que afetaram a região nos últimos dias. São moradias, estabelecimentos comerciais, ruas e estradas atingidas pelos alagamentos, inundações e deslizamentos de terras que, além de impedir o trafego, causaram danos na base das vias. Somente no sábado e domingo passados, choveu o equivalente a dois meses de chuva, o que causou estragos em vários pontos do município, levando o prefeito Wladimir Garotinho a decretar Situação de Emergência nas localidades que sofrem os danos e as consequências das chuvas. A distância em alguns casos supera mais de 100km entre os locais afetados pelas chuvas torrenciais, o que exige logística complexa para deslocamento de equipamentos e máquinas, além de atuação das equipes nos pontos de intervenções.

Grávida é esfaqueada por colega de trabalho em rodoviária de Campos

Uma grávida foi esfaqueada na noite dessa quinta-feira (28) na Rodoviária Roberto Silveira, no Centro de Campos. De acordo com a polícia, ela foi ferida por uma jovem de 19 anos após uma briga. A suspeita de cometer o crime, foi presa por policiais do programa Segurança Presente. Os policiais viram o momento em que as duas estavam brigando e fizeram a abordagem. Com a suspeita, foi apreendida uma faca de serra de refeição. A gestante foi levada para o Hospital Ferreira Machado e ainda não há informações sobre o estado de saúde. Ainda segundo os policiais, as duas são colegas de trabalho, e a discussão teria começado dentro da empresa em que a dupla trabalha. A presa foi levada para a Delegacia do Centro de Campos.

Bebê fica ferido ao ser atacado por pitbull em Campos

Um bebê de 2 anos ficou ferido ao ser atacado por um cachorro pitbull no cruzamento da Rua Murilo Peixoto com a Avenida Carmem Carneiro, na região de Guarus, em Campos. De acordo com a Guarda Municipal – que fazia patrulhamento na região – o menino estava dentro do carro da tia no momento em que foi atacado pelo cachorro. O cão é de propriedade da famíia da vitima. Com vários ferimentos, o bebê foi levado pela tia para o Hospital Ferreira Machado, mas não corre risco de morte.

plugins premium WordPress