Prazo de declaração de imposto de renda é iniciado. Veja como declarar!

Os contribuintes iniciaram nesta sexta-feira (15) o acerto anual de contas com o Leão, com a entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2024 (ano-base 2023). Neste ano, a Receita Federal espera receber 43 milhões de declarações, contra 41.151.515 entregues no ano passado. O download do programa gerador começou na última terça-feira (12) para os contribuintes com conta prata ou ouro no Portal Gov.br. No entanto, mesmo quem baixou o programa e preencheu os formulários com antecedência só pode transmitir a declaração a partir desta sexta. A declaração deste ano tem uma série de mudanças em relação à do ano passado. Por causa da elevação do limite máximo de isenção do Imposto de Renda, o valor de rendimento tributável anual que obriga o contribuinte a fazer a declaração subiu para R$ 30.639,90. Os valores relativos ao patrimônio mínimo e à renda de atividade rural, isenta e não tributada também aumentaram. Em contrapartida, os valores de dedução não mudaram. A lei que taxou as offshores e os fundos exclusivos também introduziu novas obrigações para declarar o Imposto de Renda. Os bens abrangidos pela lei, bem como suas atualizações, precisam ser declarados. O prazo de entrega vai até 31 de maio, às 23h59min59s. Quem perder o prazo pagará multa de 1% sobre o imposto devido, com valor mínimo de R$ 165,74, ou 20% do imposto devido, prevalecendo o maior valor. Antes de começar a fazer a declaração, baixe o programa da Receita Federal. Os programas estão disponíveis para download tanto pelo computador quanto pelo celular. Do computador, o contribuinte poderá baixar versões de Windows, multiplataforma (zip) e outros (Mac, Linux, Solaris). Já para celulares, os programas estão disponíveis para Android e iOS. Para fazer o download, basta buscar “Meu Imposto de Renda” na loja de aplicativos do seu celular — segundo a Receita, mesmo quem já tem o aplicativo instalado de anos anteriores precisará baixar uma nova versão. A declaração também poderá ser feita online, na página ‘Meu Imposto de Renda’, acessando o portal e-CAC (clique aqui para acessar).

Praia do Farol receberá o Campos Bodyboard neste fim de semana

Neste fim de semana (16 e 17), as águas da praia Farol de São Tomé se agitarão com o Campos Bodyboard, esporte que é uma marca registrada do balneário campista. O evento contará com a participação de 50 atletas, que representarão as cidades do Rio de Janeiro, Campos dos Goytacazes, São João da Barra, Rio das Ostras e Casimiro de Abreu. O torneio será disputado na altura da Tenda Cultural, com início às 8h. No sábado (16), serão disputadas as categorias Escolinha, Pro-Júnior e Pro-Amador, com previsão das finais sendo iniciadas às 14h. No domingo (17), os surfistas disputarão as categorias Master e Profissional com finais previstas para as 13h. O organizador do Campos Bodyboard, Bruno Invyk, está entusiasmado com mais um campeonato realizado no Farol. “É muito importante para a garotada do bodyboard termos campeonatos em nossa cidade, pois assim eles podem se qualificar ainda mais para ganhar o mundo. Agradeço à Prefeitura de Campos e Fundação Municipal de Esportes por todo apoio ao bodyboard”, enfatizou Invyk.

Mega Feirão oferece mais de 100 empregos offshore em Campos

A Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria Municipal de Qualificação e Emprego, vai realizar um Mega Feirão Offshore nesta sexta-feira (15), a partir das 11h, no Altos da Rodoviária Roberto Silveira, Centro de Campos. São 126 vagas em áreas diferentes para pessoas com 18 anos ou mais, que tenham concluído o ensino fundamental, médio ou superior. São oferecidas oportunidades para Saloneiro (garçom), Taifeiro, Paioleiro, Ajudante de Cozinha, Padeiro, Cozinheiro, Chefe de Cozinha, Governanta, Recepcionista, Reparador, Nutricionista, entre outros. De acordo com o secretário de Qualificação e Emprego, Marcelo Mérida, a importância da preparação do candidato e da qualificação nos momentos de surgimento dessas oportunidades está integrada com a proposta da secretaria, que é capacitar cada vez mais pessoas oferecendo cursos e qualificações. “São oportunidades que a indústria offshore sempre apresentou e que, agora, numa linha direta, estamos buscando oportunizar aos nossos munícipes. Conjuntamente, a secretaria está atuando na qualificação para a indústria offshore e a indústria de serviço. É uma preocupação e determinação do governo Wladimir Garotinho para que possamos, cada vez mais, preparar o trabalhador para as vagas que têm surgido dentro da indústria, seja offshore, do serviço ou do comércio”, destacou o secretário. Mérida explica ainda que “esse caso específico mostra o tamanho da capacidade empregatícia da indústria offshore, porque ela abre diversas vagas em setores variados”. “E estamos focados em buscar, no mercado de trabalho, as necessidades, tendências e carências para que, por meio da secretaria, possamos qualificar esses profissionais. Estamos avançando nas parcerias com o Governo do Estado, com a iniciativa privada e com os órgãos educadores do município”, ressaltou Mérida.

plugins premium WordPress