Tartaruga “cabeça de cobra” é resgatada no IFF Guarus, em Campos
Um cágado foi resgatado na última quinta-feira (29), na área do Instituto Federal Fluminense (IFF) – campus Guarus, no Parque Fundão, em Campos. O animal também é conhecido como “tartaruga cabeça de cobra”. Assim que o réptil foi encontrado, o corpo acadêmico acionou o Grupamento Ambiental (GAM), vinculado a Guarda Civil Municipal (GCM) de Campos, para o resgate. O animal estava em condições normais de saúde e foi devolvido à natureza em segurança pela equipe de resgate. A soltura foi feita em uma Área de Proteção Permanente (APP) do município. O GAM resgata animais silvestres em condições normais de saúde e, imediatamente, os devolve para a natureza, respeitando o equilíbrio ambiental. Em casos como esse, os telefones para contato são (22) 98175-0758, 153 e o (22) 981020185, da Sala de Operações.
Rio começa a imunizar crianças de 12 anos contra a dengue
A cidade do Rio de Janeiro iniciou, nesta segunda-feira (4), a imunização de crianças de 12 anos de idade contra a dengue. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, cerca de 37,7 mil doses da vacina já foram aplicadas no município, no público de 10 e 11 anos de idade, que continua podendo se vacinar. A vacina é aplicada no esquema de duas doses, com um intervalo de três meses entre elas, e está disponível nas 238 unidades de atenção primária do município. A expectativa da cidade do Rio é imunizar, até o fim de março, 354 mil crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária selecionada pelo Ministério da Saúde por apresentar maior risco de hospitalização pela dengue. Para receber a vacina, é preciso estar acompanhado do responsável e apresentar identidade ou certidão de nascimento da criança. Quem teve quadro recente de dengue deve aguardar seis meses desde o início dos sintomas para receber o imunizante.
Após grave acidente, motoboy morre em hospital de Campos
O motoboy Vicente Nogueira da Cunha, de 33 anos, morreu nesse domingo (3) no Hospital Ferreira Machado, em Campos. Ele estava internado há quase um mês depois de sofrer um acidente em São Francisco de Itabapoana. Na ocasião em que se acidentou, o motociclista foi atingido por um carro no dia 10 de fevereiro, na estrada que liga as localidades de Bom Jardim e Pingo D’Água. O motorista do carro fugiu do local e não foi encontrado. Durante o período de internação, o motoboy recebeu doações de sangue após uma campanha feita pela família. Vicente deixa a esposa e a filha. O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Campos.
Semana começa com 194 vagas de emprego no Espaço da Oportunidade, em Campos
O Espaço da Oportunidade, vinculado à Secretaria Municipal de Qualificação e Emprego, está com 194 vagas de emprego disponíveis para pessoas com 18 anos ou mais que tenham concluído o ensino fundamental, médio ou superior. Para Pessoas com Deficiência (PCD) há também 10 vagas na área de atendimento e limpeza. O maior número de vagas é para atendente, com 57 oportunidades, seguido de auxiliar de serviços gerais, com 18, e operador de caixa, com 16. Há também disponibilidade para vendedor (10), coordenador de loja (3), instrutor de curso técnico (10), cozinheiro (4), auxiliar comercial (5), auxiliar administrativo (4), nutricionista (1), visual merchandiser (1), corretor de imóveis (3), fiscal de loja (3), líder de hotelaria (1), paioleiro (1), entre outros. Para se cadastrar, o interessado deve entrar em contato pelo WhatsApp (22) 98175-2553, informando o número do CPF e o código da vaga. Quem preferir fazer o cadastro presencial, é necessário procurar o Espaço da Oportunidade, que fica localizado nos altos da Rodoviária Roberto Silveira, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Passo a passo para cadastro Pelo site da Prefeitura de Campos, o interessado precisará clicar na barra “Menu” e ir em “Serviços”. Logo após, clicar em “Espaço da Oportunidade”.Já os empregadores interessados em divulgar suas vagas devem entrar em contato com o órgão e preencher um formulário para se cadastrarem no sistema. Após o preenchimento do formulário, a vaga será devidamente divulgada no site do Espaço da Oportunidade.
Primeira reunião do Gabinete de Crise de Dengue acontecerá nesta semana em Campos
Coordenadores regionais, agentes locais, entre outros representantes do governo municipal de Campos que atuam nos mais de 4 mil km2 do município, estarão reunidos na próxima quarta-feira (06), no auditório da Prefeitura para capacitação referente à prevenção e combate à dengue. Se trata da primeira reunião do Gabinete de Crise de Dengue. A convocação foi feita pela Secretaria Municipal de Governo – órgão que faz a integração do poder público com a população -, reunindo as secretarias de Saúde, de Serviços Públicos e o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A reunião se dá em virtude da preocupação do governo com a epidemia da dengue que se instala no município. Nesta sexta-feira (1º), o prefeito Wladimir Garotinho decretou estado de epidemia. O secretário de Governo, Ângelo Rafael Barros, explica que esse trabalho de conscientização já vinha sendo desenvolvido pelos profissionais que atuam na região e, neste momento, será intensificado. Precisamos estar cada vez mais orientados das ações que devem ser tomadas. Temos representantes em localidades como Mata Cruz, que faz divisa com Italva; Palmares que faz divisa com Cardoso Moreira; representante em Serrinha, que faz divisa com Conceição de Macabu; na Baixada Campista, entre outras. E esses representantes são formadores de opinião, por isso, a importância de estarem cada vez mais capacitados – explica o secretário de Governo. ESTATÍSTICA A Secretaria Municipal de Saúde informa que, do dia 01 de janeiro até 29 de fevereiro, foram notificados 1.788 casos de dengue, entre confirmação laboratorial e clínico epidemiológico. Também há 28 casos de chikungunya. Não há caso de zika. A secretaria esclarece que, em período epidêmico, a confirmação laboratorial deixa de ser o critério principal para fechar o diagnóstico da doença, adotando-se o clínico-epidemiológico, como tem sido feito no município desde o dia 23 de fevereiro, mediante a transmissão sustentada da arbovirose.