Dengue: especialista de Campos esclarece sobre mitos e verdades em relação à doença

A dengue é uma doença infecciosa aguda, uma arbovirose transmitida ao homem através da picada do mosquito Aedes aegypti. Em Campos, dos quatro sorotipos existentes, o tipo 2 é o principal em circulação, há pelo menos dois anos, causando quadros de sinusites, lesão pleural e abdominal (ascite), com evolução para choque séptico. O subsecretário de Vigilância em Saúde, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, o infectologista Charbell Kury, esclareceu algumas informações falsas sobre o Aedes e confirmou o que é verdade a respeito do mosquito. Segundo o médico, quem tem dengue mais de uma vez não necessariamente terá mais chances de contrair as formas graves da doença. Ele explica que, pacientes podem desenvolver quadros de maior gravidade já na primeira vez ou ter sintomas mais leves na segunda, ou terceira reinfecção. “Isso depende de várias variáveis, como o sorotipo da dengue e fatores do hospedeiro”, acrescentou. O especialista pontuou outras situações como a de que crianças e idosos são mais susceptíveis a contraírem a doença. Isso porque, segundo Kury, as crianças têm um sistema imune ainda imaturo e pouco testado para o vírus da dengue e os idosos, pelo fenômeno da imunossenescência, que “envelhece” os anticorpos, destreinando a imunidade. Charbell destaca, ainda, outras verdades em relação ao mosquito, como as velas de citronela e a preferência do Aedes aegypti pelas extremidades inferiores, como pernas e pés. “A vela de citronela afasta o mosquito, mas é limitado. O produto tem poder repelente e deve ser usado em combinação com outros repelentes na pele. O mosquito gosta de picar sim, pernas e pés, mas, também, é oportunista, ou seja, sempre pica onde é conveniente no momento”, apontou o médico, observando que, o cloro que é jogado nos ralos das casas é eficaz contra as larvas da dengue, mas é limitado em 8h, já que o produto evapora. “Nesse caso, o ideal é usar todos os dias”. Quanto aos mitos, o subsecretário de Vigilância em Saúde reforçou que não há comprovação científica em relação à borra de café na terra das plantas e para tomar vitamina do complexo B. Além disso, Kury revelou que é um mito afirmar que vasilhas de água para cães e gatos não têm perigo de ser reservatório para dengue. “Os potes dos animais podem sim, ser criadouro para o mosquito se não forem trocados após 3 dias”, finalizou.

Final de semana começa com três assassinados em Campos e SJB

O final de semana começou de forma violenta: dois homens foram mortos a tiros na madrugada deste sábado (17) no Parque São Benedito, em Campos. Os crimes aconteceram na Rua Mastro Leopoldo Muylaert, onde eles moravam. As vítimas foram identificadas como Matheus Gomes da Silva, de 28 anos, e Filipe Martins Moço, de 33 anos. Matheus foi assassinado na frente de casa, enquanto o corpo de Filipe foi encontrado no quintal da casa dele. Até o momento, ninguém foi preso. Os corpos foram removidos para o Instituto Médico Legal (IML) de Campos, e as ocorrências são investigadas pela Polícia Civil. São João da Barra Já em São João da Barra, um outro homem foi morto a tiros por volta de 21h dessa sexta-feira (16) na Rua Espírito Santo, no distrito de Atafona. A vítima foi identificada como Marcelo, de 44 anos. O homem foi levado para o hospital Santa Casa de Misericórdia, mas não resistiu aos ferimentos. O autor do crime não foi encontrado. O corpo foi levado para o IML.  

Seis capitais deram início à vacinação contra a dengue em crianças

A vacinação contra a dengue já começou em pelo menos seis dos dez estados selecionados pelo Ministério da Saúde para receberem o lote inicial de 712 mil doses. A distribuição das vacinas contra a dengue para 315 municípios iniciou no dia 8 de fevereiro. Segundo levantamento da Agência Brasil, a vacinação foi iniciada no Distrito Federal e em Goiás, duas das regiões com maiores índices de contaminação, e também nas capitais Campo Grande (MS), Salvador (BA), São Luís (MA) e Rio Branco (AC). Em Natal (RN) e João Pessoa (PB), a previsão de início da vacinação é na próxima segunda-feira (19). Os estados de São Paulo e Amazonas ainda não têm data para começar a imunização. O Ministério da Saúde selecionou dez estados para dar início à imunização de crianças de 10 a 11 anos. O primeiro lote contemplará 315 municípios que atendem aos critérios definidos pelo Ministério da Saúde em conjunto com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Essa remessa atende a 60% do total de 521 municípios selecionados. A previsão é que as demais cidades recebam as doses até a primeira quinzena de março.

plugins premium WordPress