Sisu 2024: processo de matrícula dos selecionados é iniciado
Começou nesta sexta-feira (2) o prazo de matrícula dos selecionados na primeira chamada do processo seletivo de 2024 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O resultado foi publicado definitivamente na quarta-feira (31) após atrasos decorrentes de problemas técnicos. A matrícula ou o registro acadêmico devem ser feitos até o dia 7 de fevereiro na instituição em que os selecionados foram admitidos. O Ministério da Educação (MEC) alerta que cabe ao candidato “observar as condições, os procedimentos e os documentos para a matrícula, bem como se atentar para os dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição, em edital próprio.” O Sisu 2024 teve única etapa de inscrição para todo ano e ofertou 264.181 vagas, em 6.827 cursos de graduação, de 127 instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil. A seleção do candidato assegura apenas a expectativa de direito a vaga para a qual se inscreveu, explica o MEC. Além disso, a matrícula ou seu registro acadêmico estão condicionados a comprovação, junto a instituição para a qual foi selecionado. A universidade ou faculdade deve oferecer acesso gratuito à internet para a inscrição, nos dias e horários de funcionamento regular da instituição, não podendo ser cobradas quaisquer taxas relativas ao processo seletivo.
Prazo para pagamento do IPTU 2024 com desconto de 10% em Campos termina na segunda-feira
O prazo para o pagamento do o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2024 com 10% de desconto se encerra na próxima segunda-feira (5). Neste sábado (3), a Secretaria Municipal de Fazenda irá funcionar em esquema de plantão, das 8h às 12h, para atender aos contribuintes que desejarem retirar a guia de pagamento. Nos demais casos, ou seja, aqueles que têm débitos de anos anteriores, o desconto para pagamento na 1ª cota única será de 7%, com vencimento também no dia 5. “Vale ressaltar que o prazo para pagamento com desconto de 10% e 7% não será prorrogado. O plantão que faremos neste sábado é para ampliar ainda mais o acesso dos contribuintes, atendendo ao disposto no Decreto nº 01/2024, que menciona a utilização de meios alternativos para acesso às guias de recolhimento”, explicou o secretário de Fazenda, Márcio Queiroz Morales, ressaltando que as guias também podem ser retiradas por meio do site oficial da Prefeitura (AQUI) ou da própria secretaria (AQUI). Márcio disse que o IPTU 2024 ainda poderá ser pago à vista na 2ª cota única, até o dia 11 de março, com desconto de 4,72%. Contribuintes que optarem pelo pagamento ao longo do ano poderão quitar o IPTU 2024 em até 10 parcelas, sendo o valor mínimo mensal de R$ 82. Desde o dia 22 de fevereiro, quando teve início a emissão das guias para pagamento do IPTU, a secretaria contabilizou 67 mil acessos on-line. Outras 5 mil pessoas compareceram à sede da secretaria, situada à Rua 13 de Maio, 129, no Centro. Para agendar o atendimento ou obter outras informações, os contribuintes podem entrar em contato com a secretaria pelo telefone 0800-602 5343. Fátima Regina Tavares Rodrigues Silva, de 46 anos, esteve nesta sexta-feira na secretaria para retirar a guia. “O atendimento foi bem rápido. Gostei também da organização”, disse ela, que paga o IPTU dentro do prazo todos os anos. “Não é bom fazer dívida”, disse ela.
Prefeitura do Rio proíbe uso de celulares em sala de aula e no recreio
A Prefeitura do Rio de Janeiro publicou nesta sexta-feira (2) decreto que restringe o uso de celulares nas escolas da rede municipal. Segundo a publicação assinada pelo prefeito, Eduardo Paes, os dispositivos só poderão ser usados antes da primeira aula e após a última, à exceção de casos especiais. O decreto já entrou em vigor, mas seus efeitos passam a valer após 30 dias, segundo o texto. A Secretaria Municipal de Educação ainda precisará editar ato normativo para regulamentar a medida. Proibição no recreio A proibição do uso de celulares vale para dentro de sala de aula e também os intervalos entre as aulas, incluindo o recreio. Apenas na Educação de Jovens e Adultos será permitido o uso de celulares nos intervalos. O decreto orienta que os celulares e demais dispositivos eletrônicos deverão ser guardados na mochila ou bolsa do próprio aluno, desligado ou ligado em modo silencioso e sem vibração. Apesar disso, a publicação deixa margem para que a equipe da escola adote outra estratégia de preferência. Caso haja desrespeito à proibição, o decreto autoriza os professores a advertir os alunos e cercear o uso dos dispositivos em sala de aula. Exceções Apesar da proibição, os professores podem propor a utilização dos celulares e dispositivos eletrônicos para fins pedagógicos, como pesquisas, leituras ou acesso a outros materiais educativos. Os alunos com deficiência ou com condições de saúde que necessitam destes dispositivos para monitoramento ou auxílio de sua necessidade também têm autorização para mantê-los em funcionamento na escola. O uso também pode ser liberado quando a cidade estiver classificada nos estágios operacionais 3, 4 e 5 pelo Centro de Operações da Prefeitura do Rio. Isso ocorre em situações que causam impacto na rotina da cidade, como temporais que provocam alagamentos e incidentes graves de trânsito ou segurança pública. Consulta pública Antes de a prefeitura publicar o decreto, a Secretaria Municipal de Educação realizou uma consulta pública sobre a proibição, que contou com mais de 10 mil contribuições. Segundo a secretaria, o resultado foi de 83% de respostas a favor, 6% contrárias e 11% parcialmente favoráveis. Na época, o secretário municipal de educação, Renan Ferreirinha, destacou a relevância do resultado. “São números que mostram o grande interesse por essa discussão e o quanto a sociedade está consciente da importância e urgência que esse problema precisa ser enfrentado”.
Câmera mostra flanelinha sendo atropelado por carro na Pelinca, em Campos
Um flanelinha, de 49 anos, ficou ferido ao ser atropelado na madrugada desta sexta-feira (2) por um carro na Avenida Pelinca, em Campos. Uma câmera de segurança registrou o momento exato do atropelamento. A vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e foi levada para o Hospital Ferreira Machado, onde permanece internada. As imagens mostram o momento em que o homem estava parado na rua. Depois de alguns segundos, ele tentou atravessar a rua e foi atingido em cheio pelo carro. A ocorrência é investigada na Delegacia do Centro de Campos. Veja o vídeo abaixo!
Especialista de Campos alerta sobre importância de notificação de casos suspeitos de dengue
Com o novo fluxograma para manejo da dengue em Campos, o diretor de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o infectologista Rodrigo Carneiro, reforça a importância das notificações de casos suspeitos e confirmados da doença, através das unidades de saúde públicas e privadas. De acordo com o especialista, essa conduta é fundamental para que as autoridades de saúde possam traçar estratégias e estabelecer medidas de combate e prevenção da patologia, levando em consideração o intervalo de tempo entre o aumento do número de casos. A notificação deve ser feita através da ficha do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), que pode ser adquirida junto a Subsecretaria de Vigilância em Saúde ou via internet (AQUI), disponível no site do SINAN. “O conhecimento da ocorrência de doenças em determinada área geográfica, junto do período que leva para amentar ou diminuir o número de casos, é importantíssimo para que a Subsecretaria de Vigilância em Saúde possa traçar as medidas a serem implementadas, tanto de forma regionalizada ou individualizada”, explica o infectologista. Rodrigo informa que regiões com um grande número de casos de dengue, especialmente quando associados a um alto índice de infestação predial pelo Aedes aegypti, demonstram a necessidade de intensificação das ações de prevenção, tanto do poder público, quanto da população. Ele destaca que esse trabalho em conjunto é fundamental para o controle e prevenção da propagação do mosquito. “A Secretaria de Saúde mantém contato diário com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) para obter informações atualizadas e, com base nessas informações, identificar as áreas de maior risco para novos casos de dengue e direcionar as medidas preventivas de forma mais eficaz”, finalizou. Carneiro exemplifica, pontuando o papel crucial que as notificações tiveram durante a pandemia do coronavírus. “Essas ações foram essenciais para identificar os períodos de maior transmissão da Covid-19. Com a dengue, a identificação também é facilitada devido à transmissão pelo Aedes aegypti. Então, fica o apelo aos profissionais de saúde que lidam diretamente com a população, para notificar os casos suspeitos e confirmados de dengue. Dessa forma, a Secretaria de Saúde poderá agir de acordo com a situação em diferentes locais do município”.