Gaúcho é preso por cometer injúria racial em hotel de Campos
Um gaúcho de 55 anos foi preso em Campos neste final de semana, por cometer o crime de injúria racial contra dois funcionários do hotel em que ele estava hospedado. As declarações racistas foram feitas no hotel localizdao no Parque Rodoviário. De acordo com a Polícia Civil, o suspeito teria dito frases como “neguinha, você tem que me atender. Você está aqui para me servir”. Ainda segundo a polícia, as vítimas são uma garçonete e um segurança do estabelecimento. O homem teria pedido duas cervejas no estabelecimento, mas o comportamento inadequado incomodou a garçonete, que se recusou a atendê-lo. O preso foi levado para a Delegacia do Centro de Campos.
Mais cinco bairros de Campos recebem vacina de alta qualidade nesta semana
As Atividades de Vacinação de Alta Qualidade (AVAQ) seguem avançando em Campos. Durante a esta semana, cinco bairros receberão a equipe de imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para atualizar a caderneta vacinal de crianças, adolescentes, adultos e idosos. Na ocasião, serão disponibilizadas mais de 10 vacinas. O atendimento será das 9h às 16h. Na segunda-feira (22), a vacinação acontece na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do Parque Santa Helena, e na terça-feira (23), na Unidade Básica de Saúde da Família (BSF) de Pernambuca. Na quarta-feira (24) será a vez do Parque Cidade Luz, e a vacinação será realizada na Igreja Batista Peniel, situada na rua Wilson Batista, nº 170. Na quinta-feira (25), na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Palmares e, na sexta-feira (26), na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) de Três Vendas. Durante a ação, estarão disponíveis todas as vacinas do Programa Nacional de Imunização (PNI), exceto varicela, que está em falta. Também terá a vacina Influenza, que previne contra a gripe e é destinada para todas as pessoas acima de 6 meses. Já as que protegem contra a Covid-19 serão para as crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias. A primeira dose deve ser feita aos seis meses, a segunda dose aos sete meses e a terceira dose aos nove meses. Também terá vacina contra a Covid-19 para os grupos prioritários, cujo intervalo entre as doses será de seis meses para indivíduos com 60 anos ou mais, pessoas imunocomprometidas acima de 12 anos, gestantes e puérperas. Para os demais públicos, o intervalo será anual: pessoas que vivem ou trabalham em instituições de longa permanência, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente ou comorbidades, pessoas privadas de liberdade com 18 anos ou mais, funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e população em situação de rua. “Essa é uma ação de atualização da caderneta, então, todas as pessoas que ainda não tomaram as vacinas neste ano ou têm alguma atrasada, devem ficar atentas. Caso seu bairro não esteja no cronograma, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima, mas não deixe de se vacinar”, orienta o assessor técnico de Imunização da SMS, Leonardo Cordeiro. O plano de vacinação AVAQ teve início no dia 8 de janeiro e segue até o dia 31, entretanto, os locais de vacinação serão divulgados semanalmente. Na primeira semana foram aplicadas 546 doses dos imunizantes, com destaque para as vacinas contra a gripe e febre amarela. Já na segunda semana, até quarta-feira (18), foram aplicadas 355 doses. As mais procuradas foram gripe, VTV e ACWY.
Chuva forte em Campos deixa Defesa Civil em alerta
A forte chuva que atingiu Campos na madrugada deste domingo (21), deixou as autoridades em alerta. O Centro de Monitoramento de Desastres (CEMOD) da Secretaria Municipal de Defesa Civil alertou para a possibilidade de chuvas moderadas a ocasionalmente fortes no município de Campos dos Goytacazes durante este domingo (21). Adicionalmente, há previsão de rajadas de ventos fortes entre domingo (21) e segunda-feira (22). “Essas condições meteorológicas são atribuídas à aproximação de uma frente fria. No início da próxima semana, espera-se que as temperaturas apresentem queda, proporcionando um clima mais ameno,” explica Leandro Rezende, coordenador do CEMOD. Recomenda-se atenção e precaução, especialmente por parte dos moradores de áreas suscetíveis a riscos. Em situações de emergência, a população é orientada a contatar imediatamente o Corpo de Bombeiros (193) e, em caso de urgência, a Defesa Civil para receber a assistência necessária.