7 de setembro de 2024 20:19
Logo jornal O Milênio

Cirurgias eletivas são suspensas na rede municipal de Saúde de Campos

A presidência da Fundação Municipal de Saúde reuniu, nesta quinta-feira (11), gestores, superintendentes, coordenadores e diretores das unidades gerenciadas pela FMS para discutir estratégias frente ao impasse gerado pela não aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício financeiro de 2024 em Campos. Sem a LOA aprovada, as operações básicas da gestão municipal têm sido impactadas, ameaçando o atendimento nas Unidades de Urgência e Emergência. Diante da urgência, a Fundação decidiu, em consenso, suspender cirurgias e procedimentos eletivos imediatamente. A reunião também enfatizou a necessidade de racionalizar recursos, evitando desperdícios, e instruiu as equipes médicas a seguir as diretrizes do decreto de calamidade orçamentária, publicado nesta quarta (10), em edição suplementar do Diário Oficial, para garantir assistência aos pacientes em situações urgentes. O superintendente de Gestão e Planejamento da FMS, Gilberto Nunes, enfatizou a necessidade imediata de ações para mitigar os efeitos dessa situação. “Estamos suspendendo cirurgias eletivas para redirecionar insumos às emergências. Apelamos à Câmara para uma solução rápida, pois a demora pode resultar em falta de medicamentos e materiais essenciais”, declarou. O presidente da Fundação Municipal de Saúde, Arthur Borges, acrescentou que a demora na votação da LOA pode comprometer ainda mais a situação. “Se a LOA for votada e aprovada logo, enfrentaremos duas semanas até regularizar nossos estoques. Urge uma resolução para evitar sinistros e garantir atendimento adequado”, alertou.

Manifestantes protestam contra a não votação da LOA em Campos

Um grande grupo de manifestantes realizou um protesto na tarde desta sexta-feira (11) na frente da Câmara Municipal de Campos. O motivo é o pedido da votação da Lei Orçamentária Anual (LOA). Os manifestantes levaram cartazes para expressar a indignação com a falta da votação. Entre os presentes no ato, estavam servidores públicos, comerciantes e outros membros da sociedade. A polêmica aconteceu porque o projeto da LOA foi enviada pela prefeitura para a Câmara no segundo semestre de 2023, mas ainda não foi votada. Então a prefeitura decretou estado de calamidade pública pela não votação e afirma que algumas consequências graves serão adotadas caso a LOA continue não sendo votada. No decreto sobre a LOA, a Prefeitura informou que o projeto foi encaminhado à Câmara de Vereadores no dia 30 de agosto do ano passado, dentro do prazo legal. “A não aprovação do projeto pode gerar uma série de problemas de governança para o Executivo Municipal, pondo em risco o pagamento dos servidores municipais, a realização de concursos públicos em andamento, a prestação de serviços e continuidade de ações e programas de diversas áreas, entre os principais, os de saúde, os direcionados à população socialmente vulnerável, e à infância”, informa o decreto. A equipe de reportagem do jornal O Milênio entrou em contato com a Câmara, mas ainda não houve retorno sobre o protesto.

Concurso público para Administração Direta será realizado neste domingo, em Campos

A prova do concurso público da Prefeitura de Campos para as áreas técnicas fazendária e de controle será realizado neste domingo (14), em dez pontos do município. Ao todo, 7.627 candidatos se inscreveram e farão a prova. O Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI) com data, horário e local das provas (nome do estabelecimento, endereço e sala) está disponível no Portal do Instituto Consulplan. O cargo com maior número de inscritos é o de Técnico Fazendário, com 2.952 inscrições; seguido de Auditor Fiscal de Tributos Municipais, com 2.034 inscrições; depois, Assistente de Controle Interno, com 1.292; Analista de Controle Interno, com 713; Contador, 369; e Analista de Sistemas, com 267. Para o presidente da Comissão do concurso, Rodrigo Resende, o certame faz parte da necessidade de reposição de servidores estáveis, que vão atuar na área de fiscalização e na área administrativa. “Vale ressaltar que a atual administração municipal vem desempenhando o papel de recuperar a valorização do servidor público municipal. A Prefeitura vem trabalhando na reposição dos servidores de forma gradativa, atendendo à legislação fiscal vigente. Neste momento, como presidente da comissão, é importante citar que a retomada dos concursos, após vários anos, é um compromisso de governo do atual prefeito Wladmir Garotinho”, enfatizou Resende. As provas terão duração de quatro horas para todos os cargos, exceto para o de Auditor Fiscal de Tributos Municipais, cuja duração será de cinco horas. De manhã, os portões fecharão às 8h e, à tarde, às 14h.O concurso prevê o preenchimento de vagas para sete carreiras fundamentais para a memória da gestão pública. Os cargos de nível superior vão ter salário inicial de R$ 4.219,14, e são eles: Analista de Controle Interno (4), Analista de Sistemas (4), Auditor Fiscal de Tributos Municipais (35), sendo quatro vagas destinadas a Pessoas com Deficiência (PCD); Contador (21), sendo três destinadas a PCD.Já para os cargos de nível médio, com remuneração inicial de R$ 2.289,37, estão sendo oferecidas 21 vagas, sendo seis para Assistente de Controle Interno, com uma destinada para PCD; e 15 para Técnico Fazendário, com duas destinadas para PCD.

Atleta de Rio das Ostras assina contrato para jogar no Botafogo

O celeiro riostrense de talentos esportivos exportou mais um craque para um grande time. O jogador Levi Ramos, de apenas 15 anos, assinou com o Botafogo para compor a categoria de base do time. Levi, que já vinha se destacando em campeonatos da Cidade e de toda a região, foi escolhido por um olheiro e acabou de assinar o contrato para treinar e jogar defendendo o alvinegro carioca. O jogador já está na cidade do Rio de Janeiro, treinando e conhecendo seu novo time. Levi Ramos representará Rio das Ostras e tem chances de se destacar. Para o assessor de Esporte e Lazer, Alberto Moreira Jorge, o Betinho, “ao assinar contrato com o Botafogo, Levi não apenas eleva o nome da nossa cidade, mas também demonstra o potencial do esporte local”. Para o craque, essa tem sido uma oportunidade única e ele se comprometeu em aproveitar ao máximo essa chance. “É uma fase diferente da minha vida. Novas pessoas, um novo grupo. Mas eu vou me adaptando, melhorando e aprendendo todo dia”, contou.

Rio de Janeiro tem segunda maior sensação térmica do verão: 53,4°C

A cidade do Rio de Janeiro registrou a segunda maior sensação térmica do verão na manhã desta quinta-feira (11), com 53,4 graus Celsius (°C), segundo o Centro de Operações da Prefeitura do Rio. O dia mais quente deste verão continua a ser o feriado de Natal, 25 de dezembro, quando a sensação térmica chegou a 55 °C. Assim como no dia mais quente do verão, nesta quinta-feira o bairro com a maior sensação térmica foi Guaratiba, na zona oeste, e o recorde foi registrado pela manhã. A sensação térmica é um parâmetro que combina a temperatura e a umidade do ar, e quanto mais elevadas forem essas variáveis, maior será essa sensação. Diante da previsão de dia de calor intenso, a prefeitura recomenda que a população beba bastante água, use roupas leves e protetor solar. Também é importante evitar atividades físicas ao ar livre das 10h às 16h. Uma alimentação saudável, com frutas, legumes e verduras, é outro ponto importante. Nesta quinta-feira, o tempo ficará instável na cidade do Rio, por conta de instabilidades em médios e altos níveis da atmosfera. Apesar do tempo ensolarado nesta manhã, o céu deve variar entre parcialmente nublado e nublado, com previsão de pancadas de chuva rápidas e isoladas na tarde e noite.

Corpo de idoso que desapareceu no Rio Paraíba, em SJB, é encontrado

Um idoso de 71 anos morreu afogado no Rio Paraíba do Sul, perto do Pontal de Atafona, em São João da Barra. O corpo foi encontrado na manhã desta quinta-feira (11). O Corpo de Bombeiros informou que recebeu informações de que o banhista se afagou por volta de 17h dessa quarta-feira (10), mas o homem não foi encontrado. As buscas foram retomadas na manhã desta quinta-feira e a vítima foi achada já sem vida. O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Campos.

Eleitor tem quatro meses para regularizar título e votar em outubro

Os cidadãos que pretendem votar nas eleições municipais de outubro têm menos de quatro meses para tirar o primeiro título de eleitor ou regularizar o documento. A partir de 8 de maio, o cadastro eleitoral será fechado e nenhuma alteração poderá ser feita nos registros eleitorais. O cumprimento do prazo vale para jovens a partir de 16 anos que pretendem votar pela primeira vez e para o eleitor que está em situação irregular por ter deixado de votar e justificar ausência por três eleições consecutivas. Para regularizar a situação, o eleitor deve entrar no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e acessar as opções disponíveis. Para checar a situação da inscrição eleitoral, basta preencher o número do CPF. Para tirar a primeira via do título de eleitor, os interessados podem clicar na opção título eleitoral e seguir os passos sugeridos pelo atendimento eletrônico. No primeiro turno, que será realizado no dia 6 de outubro, os eleitores irão às urnas para escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. O segundo turno está previsto para o dia 27 do mesmo mês em municípios com mais 200 mil eleitores em que nenhum candidato a prefeito obteve votos suficientes para vencer a disputa na primeira rodada.

plugins premium WordPress