Jovens de baixa renda com até 29 anos terão direito a meia entrada em eventos no estado do Rio
Jovens de baixa renda de até 29 anos vão ter direito a meia entrada. A medida acontece após o governador Cláudio Castro alterar o texto da lei que garante o benefício. A iniciativa vale para eventos culturais, artísticos, esportivos e de lazer públicos e privados e inclui famílias em que a renda mensal seja de até dois salários mínimos. A norma continua garantindo a meia entrada a todas pessoas de até 21 anos. Para ter acesso, o cidadão também deve estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. O direito ao benefício é assegurado em 40% do total dos ingressos disponíveis para cada evento.
UENF, em Campos, promove ações para marcar o Dia Mundial de Combate à AIDS
Para marcar o Dia Mundial de Combate à AIDS, 1º de dezembro, o Programa de Prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/AIDS), da UENF, em Campos, realizou nesta quarta-feira (29), uma roda de conversa sobre HIV e Aids: “Avanços e Desafios no Panorama Atual” com a participação do palestrante Salvador Correa, doutor em Saúde Coletiva pela Fiocruz. Na sexta-feira, 01/12/23, às 11h, haverá panfletagem no restaurante universitário e distribuição de kits. ÀS 14H, terá teste rápido diagnóstico no térreo do E1. Desde o final de 2022, o Programa, e parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, vem realizando na UENF o Teste Rápido de Diagnóstico (TRD), para HIV, Sifilis Hepatite B e C. Veja AQUI.
Vídeo: agente da Força Nacional é baleado na porta de casa no Rio de Janeiro
O agente da Força Nacional morto nesta terça-feira no Rio de Janeiro era policial militar em Alagoas. Edmar Felipe Alves dos Santos, de 36 anos, entrou para a corporação em 2020 e estava no Rio desde outubro, quando a Força de Nacional veio reforçar as ações de combate a violência. O crime ocorreu na Rua Mario Barbedo, no bairro de Vila Valqueire, após uma briga, pouco depois das 21h30. Santos estava de folga. Segundo colegas, ele estava com passagem comprada para voltar para Alagoas e ficar perto da filha de dois anos. O retorno estaria marcado para o começo de dezembro. O soldado estava vivendo com outros 14 colegas, todos vindos do mesmo estado, numa casa localizada na Rua Mário Barbedo. Uma via aparentemente tranquila, com poucos prédios altos. De acordo com relatos, Edmar estava na casa com os colegas quando ouviu gritos de socorro e disparo de arma de fogo, vindos da residência vizinha. Um morador disse ter ouvido primeiro um tiro, que teria sido dado na companheira do atirador, que seria transexual. Em seguida ouviu uma sequência de pelos menos mais três tiros. Um automóvel da marca Fiat, estacionado em frente ao imóvel, tem uma marca de tiro no para-brisa. — Na hora que o rapaz botou a cara para fora foi atingido. Aqui está complicado. A gente não sai de casa. Estamos presos — afirmou o vizinho, Armando da Costa Cunha. O agente foi surpreendido ao sair no portão, armado, e foi baleado por um homem identificado como Eduardo Santa Rita Carvalho, de 24 anos. O soldado foi socorrido por colegas e levado para o Hospital das Forças Armadas, mas não resistiu. A casa onde os agentes estão hospedados tem dois andares e um terraço coberto. A fachada é coberta por ladrilhos marrons. O imóvel fica ao lado da residência onde o atirador morava com sua companheira, havia pelo menos um mês, segundo vizinhos. Moradores da região também contaram que a relação do atirador com sua companheira era conturbada e que os dois viviam brigando. Relatam ainda que a convivência com os soldados da Força Nacional era tranquilo. Após o crime, o atirador escorregou na calçada, esbarrou num poste e fugiu em direção à Avenida Marechal Fontenelle, segundo testemunhas. No chão, frente as duas casas, ainda há várias manchas de sangue.
Segurança em tradicional evento de Campos é garantida pela Facilities
Evento bom é evento seguro, e a segurança está garantida na tradicional Noite Flashback, que acontecerá no Automóvel Clube, em Campos. O esquema de segurança é feito pela F & S Facilities Serviços e Brigada de Incêndio, empresa que é referência em várias atividades na região Norte Fluminense. O promotor de eventos Cláudio Sedano, que promove todos os meses o evento no Automóvel Clube, não abre mão de que a segurança do evento seja feita pela Facilities, já que sabe da credibilidade da empresa. O evento reúne quase mil pessoas, mas a segurança é garantida. “Queria deixar meu depoimento falando um pouco sobre os serviços da Facilities, que é a empresa que cuida da nossa segurança há aproximadamente 4 ou 5 anos. É uma empresa que tem o nosso respeito, tem credibilidade e tem a nossa confiança. Inclusive, é uma empresa que é super elogiada, né? A segurança da Noite Flashback é uma das mais elogiadas do interior do estado do Rio de Janeiro, pelo carisma, pela educação, com que os profissionais da Facilities tratam os nossos convidados. Então a gente está muito satisfeito em ter os serviços dessa empresa. Agradeço ao diretor Marcelo, que é uma pessoa incrível, está sempre com a gente, disponível, solícito, e a gente está muito satisfeito com o serviço dessa empresa que agrega valor ao nosso evento”, disse Cláudio Sedano. O evento conta com uma equipe completa de seguranças, que garantem a tranquilidade de quem vai ao Flashback. A Facilities não trabalha só com segurança, mas atua também em áreas como: brigada de incêndio e emergência, limpeza em geral, jardinagem, controlador de acesso, porteiro, manobrista, manutenção de condomínios, recepcionista, telefonista, administração em geral, motorista particular, operador de CFTV, operador de caixa, atendente de farmácia, serviços de buffet, fornecedores de serviço de padaria, fornecedor para supermercado, entre outros. Para saber mais informações sobre os serviços disponíveis, os interessados podem entrar em contato através do número: 0800 5803635. Siga a empresa no Instagram e fique por dentro de mais novidades!
Primeira parcela do décimo terceiro salário deve ser paga até esta quinta
Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela paga até esta quinta-feira (30). A partir de 1º de dezembro, o empregado com carteira assinada começará a receber a segunda parcela, que deve ser paga até 20 de dezembro. Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o salário extra injetará R$ 291 bilhões na economia neste ano. Em média, cada trabalhador deverá receber R$ 3.057. Essas datas valem apenas para os trabalhadores na ativa. Como nos últimos anos, o décimo terceiro dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi antecipado. A primeira parcela foi paga entre 25 de maio e 8 de junho. A segunda foi depositada de 26 de junho a 7 de julho. Quem tem direito Segundo a Lei 4.090/1962, que criou a gratificação natalina, têm direito ao décimo terceiro aposentados, pensionistas e quem trabalhou com carteira assinada por pelo menos 15 dias. Dessa forma, o mês em que o empregado tiver trabalhado 15 dias ou mais será contado como mês inteiro, com pagamento integral da gratificação correspondente àquele mês. Trabalhadores em licença maternidade e afastados por doença ou por acidente também recebem o benefício. No caso de demissão sem justa causa, o décimo terceiro deve ser calculado proporcionalmente ao período trabalhado e pago junto com a rescisão. No entanto, o trabalhador perde o benefício se for dispensado com justa causa. Cálculo proporcional O décimo terceiro salário só será pago integralmente a quem trabalha há pelo menos 1 ano na mesma empresa. Quem trabalhou menos tempo receberá proporcionalmente. O cálculo é feito da seguinte forma: a cada mês em que trabalha pelo menos 15 dias, o empregado tem direito a 1/12 (um doze avos) do salário total de dezembro. Dessa forma, o cálculo do décimo terceiro considera como um mês inteiro o prazo de 15 dias trabalhados. A regra que beneficia o trabalhador o prejudica no caso de excesso de faltas sem justificativa. O mês inteiro será descontado do décimo terceiro se o empregado deixar de trabalhar mais de 15 dias no mês e não justificar a ausência. Tributação O trabalhador deve estar atento quanto à tributação do décimo terceiro. Sobre o décimo terceiro, incide tributação de Imposto de Renda, INSS e, no caso do patrão, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. No entanto, os tributos só são cobrados no pagamento da segunda parcela. A primeira metade do salário é paga integralmente, sem descontos. A tributação do décimo terceiro é informada num campo especial na declaração anual do Imposto de Renda Pessoa Física.