Estelionatário que aplicava o golpe da pirâmide é preso em Campos
Um homem suspeito de aplicar o golpe da pirâmide financeira em Campos, foi preso neste sábado (28). A prisão foi feita pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e pela Polícia Civil. Outras duas pessoas seguem foragidas. A prisão está relacionada com a operação “Príncipe do BitCoin”, que foi realizada na quarta-feira para prender uma organização criminosa voltada para a prática de estelionato através de criptomoedas, as chamadas pirâmides financeiras. De acordo com as denúncias, a quadrilha agia desde o ano de 2016, aplicando golpes envolvendo a aplicação dos investimentos no mercado financeiro. Por meio de uma empresa, os criminosos fizeram mais de 43 vítimas, com a promessa de retorno altíssimo e fixo para o investimento aplicado. Entenda o esquema Com a promessa de investimento em criptomoedas e retorno financeiro de 15% a 30% ao mês, a empresa inicialmente abria contas para os investidores e realizava as aplicações no mercado financeiro por meio das chamadas contas “copy”. Como sugere o nome, é uma cópia de outra conta, que permitia aos criminosos realizarem investimentos, incluindo compras e vendas de ativos. Inicialmente, os juros dos investimentos eram pagos, de modo a dar higidez ao trabalho desenvolvido. Após a celebração de diversos contratos, a empresa emitiu uma nota oficial comunicando que todos os contratos seriam rescindidos e os valores referentes aos mesmos seriam pagos em um prazo de 90 dias (a partir de 01 de dezembro de 2021, data da “Nota Oficial”), o que não foi cumprido. Investigações também revelaram que uma outra empresa foi criada pelos mesmos criminosos para dar continuidade ao esquema.
Estudantes da UENF ganham 1º lugar em competição na área de engenharia de petróleo
Os estudantes Rafael Moreira Silva e Luana Cecília Mello Cantagesso, do Laboratório de Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo da UENF (LENEP), em Campos, foram agraciados com o 1º lugar nas categorias Graduação e Doutorado, respectivamente, no Student Paper Contest (SPC) brasileiro, realizado na última terça-feira, 24/10/23, no Windsor Florida Hotel, no Rio de Janeiro. O evento tem como principal objetivo fomentar a produção científica na área de engenharia de petróleo. Os estudantes passaram para próxima fase da competição e irão representar o Brasil no SPE Latin America and Caribbean Regional Paper Contest. O estudante de Graduação Rafael Moreira, apresentou o trabalho intitulado “Use of High-Resolution Mass Spectrometry to Evaluate the Composition of Petroleum at a Molecular Level with a Focus on Oil Exploration and Production”, sob orientação do doutor Laercio Lopes Martins e da professora Georgiana Feitosa da Cruz. Já a estudante de Doutorado Luana Cantagesso apresentou o trabalho intitulado “New Technology for Removal of Oil Spills: Vegetable Loofah with Hydrophobic Surface Coated with Magnetic Nanoparticles (Fe3O4 and Fe3O4/CTAB)“, sob orientação da professora Georgiana Feitosa da Cruz e da doutora Aryane Tofanello, da UFABC. O evento é uma competição organizada pela SPE (Society of Petroleum Engineers), a qual coordena SPCs regionais pelo mundo entre os níveis de Graduação, Mestrado e Doutorado. Os estudantes, por sua vez, competem entre si em suas respectivas regiões pela oportunidade de avançar para o Student Paper Contest internacional e representar seu país no mundial.
Travesti é presa por roubar celular de mulher no Centro de Campos
Uma travesti foi presa na tarde dessa sexta-feira (27) por suspeita de roubar uma mulher no Centro de Campos. Ela foi detida na Rua Lacerda Sobrinho. O crime aconteceu no último dia 10, quando a suspeita roubou o celular de uma mulher. Os policiais do programa Segurança Presente receberam uma denúncia de que a autora do crime estava na frente do Restaurante Popular e foram até o local. A travesti confirmou o roubo e foi levada para a Delegacia do Centro. O celular da vítima não foi encontrado.
Criança de 2 anos e o pai são mortos a tiros em Maricá
Uma bebê de 2 anos e o pai morreram durante um tiroteio na tarde dessa sexta-feira (27) no bairro Santa Paula, em Inoã, no município de Maricá, na Região Metropolitana do Rio. A outra filha do homem e o motorista de aplicativo, que realizava uma corrida solicitada pela família, também ficaram feridos e foram levados para o Hospital Municipal Ernesto Che Guevara, em Maricá. De acordo com a Polícia Militar, um homem, identificado apenas como João Vitor, foi buscar as filhas gêmeas na casa da ex-mulher, quando foi surpreendido por um veículo que passou pela rua atirando contra a família. João Vitor morreu no local. As outras três vítimas foram socorridas ainda com vida e levadas para o hospital. Uma das crianças não resistiu aos ferimentos e morreu logo após ter dado entrada. De acordo com a direção do hospital, a criança que sobreviveu está no Centro de Terapia Intensiva em estado grave. O motorista foi submetido à avaliação da equipe cirúrgica, com quadro de saúde estável. Uma equipe do 12° BPM (Niterói) reforçou o policiamento no local do ataque e isolou a área para perícia da DHNSG.