Preços de produtos juninos aumentam mais do que o dobro da inflação acumulada em 12 meses

Após dois anos de espera, em meio às confraternizações tímidas por conta da pandemia, o retorno do tão esperado São João — que é uma das celebrações mais populares do país — ainda será de restrições, mas, dessa vez, por conta dos preços. Os pratos típicos das festas juninas subiram mais do que a média da inflação deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Com o orçamento cada vez mais apertado, os ingredientes para fazer as bebidas e os quitutes típicos da época aumentaram 13,12% nos últimos 12 meses encerrados em maio, enquanto a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC), da Fundação Getulio Vargas (FGV), ficou em 12.27% no mesmo período. Se antes era possível comprar um saco de milho por R$ 35, agora, é preciso preparar o bolso para um gasto de quase R$ 70. Um levantamento feito pelo economista da FGV, Matheus Peçanha, aponta os alimentos que devem pesar mais no orçamento familiar e quais serão mais substituídos nesta época do ano, como milho e amendoim, além dos produtos de hortifruti. Para o especialista, o cenário econômico ainda é de incertezas, já que, segundo ele, saímos de uma restrição sanitária para entrarmos numa orçamentária. — O Brasil tem vivido choques climáticos sucessivos praticamente desde 2020. Nesse último choque, chuvas torrenciais nos meses de verão impactaram quase todas as culturas de hortifrutis. Por isso, vimos uma escalada de preços absurda nos últimos quatro ou cinco meses de itens tão básicos como o tomate e a cenoura, que foram os protagonistas desse período, mas também de itens importantes dessa lista como a batata, a couve e a maçã — aponta o economista da FGV/IBRE.

Vídeo: golfinhos surpreendem e encantam atletas em praia de Rio das Ostras

Um grupo que praticava canoa havaiana na Praia Boca da Barra, em Rio das Ostras, foi surpreendido por golfinhos que apareceram no mesmo local. Os animais encantaram os atletas que registraram imagens do momento eufórico. Pelo menos quatro golfinhos foram vistos. Eles passaram pelos praticantes e seguiram para outra região da praia. Sete pessoas estavam no local e realizavam uma prova entre as equipes, mas interromperam a atividade quando viram os animais. “Saíamos com a canoa para fazer uma prova, porque a gente faz prova entre as equipes. Estava todo mundo remando rápido para tentar fazer o percurso da prova, só que no meio do caminho encontramos com eles. Todo mundo parou, desistindo da prova, deixamos para outro dia e ficamos lá devagarinho, eles ficaram rodeando a gente. Foi muito legal!”, explicou a empresária Franciane Godim. Veja abaixo o vídeo!

Após eliminação, Americano demite técnico Ney Barreto

Após a eliminação na Taça Santos Dumont, o Americano Futebol Clube demitiu o técnico Ney Barreto. O treinador foi comunicado da saída nessa sexta-feira (3) e deixou prontamente o comando da equipe do clube campista. De acordo com a assessoria de imprensa do Americano, a Diretoria Executiva está mapeando no mercado um novo nome, que deve ser anunciado em breve, com DNA e características voltadas para o planejamento de retorno à primeira divisão e disputa do 2º turno do Campeonato Carioca Série A2. Em nota, o clube agradeceu o trabalho feito pelo treinador. “O Glorioso agradece o professor Ney, por todo seu profissionalismo durante estes meses. O treinador ficou no comando do Alvinegro do dia (16/03), até hoje (03/06). Foram grandes momentos de dedicação e entrega. Em um Campeonato onde o clube realmente precisa de resultados, com tamanha a sua grandeza, lamentamos que estes não tenham sido exclusivamente almejados por ora, sendo o motivo para mudança. O Alvinegro deseja êxito e muito sucesso ao profissional”, diz o comunicado.

plugins premium WordPress