Disque Óleo terá ponto de coleta no Festival de Outono, em Conceição de Macabu
Neste final de semana, o município de Conceição de Macabu vai sediar o Festival de Outono. O evento conta com atrações musicais, palestras, degustação de bebidas e atividades ligadas ao conhecimento. Uma das empresas convidadas para participar do evento é a Disque Óleo, que terá um ponto de coleta de óleo de cozinha. Os participantes vão poder entregar o líquido para a empresa, que vai fazer com que o óleo seja reaproveitado. Uma das organizadoras do evento é Aline Fidalgo, que comentou sobre os motivos para ter convidado a Disque Óleo para participar do evento. “O festival é sustentável e por isso pensamos em empresas que também trabalham com sustentabilidade. Então veio a ideia de chamar a Disque Óleo para participar do festival. Será um grande prazer ter a empresa aqui já que é mais uma forma de colaborar por um mundo melhor. Além disso, também teremos outras empresas que vão levar outros tipos de conhecimentos para o público”, explicou. O diretor da Disque Óleo, Guilherme Joaquim, comentou sobre a participação da empresa. “É uma satisfação muito grande participar de um evento como esse, principalmente em uma cidade que tem apoiado bastante a nossa empresa. Através dessa parceria, quem ganha é o meio ambiente. Temos interesse em fazer cada vez mais projetos sustentáveis em Conceição de Macabu”, comentou. O óleo coletado pela empresa vai ser utilizado na fabricação de sabão. O Festival de Outono vai acontecer na Praça José Bonifácio Tassara, na área central da cidade. O evento terá atrações musicais como as bandas Segredo de Estado, Capitão X, Bloody Mary, Valério Araújo e os Imortais e Falange. O público do evento também vai poder fazer degustação de bebidas como vinhos, cervejas, cafés especiais, espumantes e cachaças, além de poder participar de palestras. Em todos os dias do evento, haverá ainda atendimentos de saúde e bem-estar como aferição de pressão, verificação de glicose e cardíaca e quick massage.
Turf Club, em Campos, recebe mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti nesta sexta-feira
Para frear a proliferação do mosquito Aedes aegypti, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realiza mais um mutirão nesta sexta-feira (3) em Campos. O bairro que receberá os Agentes de Combate às Endemias (ACSs) é o Turb Club, a partir das 9h, para orientação e eliminação de focos do vetor de doenças como dengue, zika e chikungunya. Além da visita domiciliar, os agentes também irão telar caixa dágua, fazer bloqueio aeroespacial com bomba costal e aplicar larvicida, quando necessário. Este é o sexto mutirão realizado pelo CCZ após o Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa) de abril, que apontou índice de infestação de 3,9% no município. “Os mutirões estão sendo realizados uma vez por semana, mas diariamente os agentes estão percorrendo os bairros e vistoriando os imóveis para identificar e eliminar focos do mosquito”, explica o coordenador do Programa de Controle de Vetores (PMCV), Claudemir Barcelos. A ação já foi realizada nos Parques São Salvador, Riachuelo, São Caetano, Caju e Tapera. Nesses mutirões foram eliminados 200 focos, recolhidos 204 sacos de inservíveis e 160 pneus que haviam sido descartados de forma irregular. “Depois do Turf Club iremos levar o mutirão para o Dom Bosco, no dia 10 e para o São Clemente, no dia 17”, disse, o coordenador ressaltando que a população é a grande aliada no combate e controle ao vetor da dengue, zika vírus e febre chikungunya. “Entre as ações que podem ser feitas evitar a proliferação do mosquito está a de não deixar água acumulada; destinar de maneira correta o lixo e outros resíduos; vedar caixas dágua; utilizar areia nos vasos de plantas; deixar garrafas e outros recipientes de cabeça para baixo; retirar a água dos pneus e guardá-los em ambientes protegidos”, completou.
São Francisco do Itabapoana se prepara para promover Expoagro 2022
A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana divulgou a data da Expoagro 2022 e está se preparando para a festa, que irá começar no dia 14 de setembro. O Parque de Exposições Raul Henriques Lemos vai passar por obras de ampliação e reforma nos próximos dias. “Nesta primeira etapa teremos a pavimentação com intertravados e construção de meio-fio nas ruas internas do Parque de Exposições de Praça João Pessoa, além de plantio de árvores e início da reforma do muro. Em setembro, do dia 14 a 18, acontecerá a nossa tradicional Exposição Agropecuária, com uma programação elaborada para movimentar o dia e à noite com várias atrações, inclusive os shows. Estamos trabalhando para realizar a maior ExpoAgro do município de todos os tempos”, revelou a prefeita do município, Francimara Lemos, acrescentando que após o evento, as obras serão retomadas para a remodelação total do Parque de Exposições. A prefeita também assinou a Ordem de Serviço para a construção do Horto Municipal e o Campo de Estufas, que serão instalados na entrada de Praça João Pessoa em um prédio com características semelhantes ao do Espaço do Produtor do Centro da cidade. “Haverá o Horto Municipal e o Campo de Estufas. Serão três estufas com capacidade para cada uma produzir em média 30 mil mudas por ano. O espaço também será destinado à visita de estudantes, além de realização de palestras. A partir da inauguração do Mercado Municipal, vamos estimular a produção de mudas de olerícolas (hortaliças) para serem doadas aos produtores do nosso município, movimentando a economia a partir da geração de renda no campo”, explicou o secretário de Agricultura, Enaldo Barreto.
Morador em situação de rua é esfaqueado no Centro de Campos
Um morador em situação de rua foi esfaqueado na madrugada desta quinta-feira (2), no Centro de Campos. Esta é a segunda vez em menos de 24 horas que uma pessoa em situação de rua é ferida no município. Segundo a Polícia Militar, no caso mais recente, a vítima estava no cruzamento das ruas Baltazar Carneiro com Conselheiro José Fernandes, quando foi atingida por uma faca no abdômen. O homem foi socorrido e levado pelo Corpo de Bombeiros para o Hospital Ferreira Machado e não apontou um possível autor do crime. Já na quarta-feira (1°), outro morador em situação de rua ficou ferido durante uma briga próximo a igreja Nossa Senhora do Rosário. De acordo com a PM, durante um patrulhamento, os policiais viram dois homens se agredindo com garrafadas, socos e chutes e separou a briga. Eles foram levados para o Hospital Ferreira Machado. Não há informações sobre o que motivou a briga. Os casos foram registrados na 134ª Delegacia de Polícia (Centro).
Americano perde de virada e fica fora da semifinal da Taça Santos Dumont
Pela quinta rodada do 1º turno do Grupo A do Campeonato Carioca Série A2, o Olaria venceu o Americano por 2 a 1. O jogo aconteceu na tarde dessa quarta-feira (1º), no Estádio Antônio Mourão Vieira Filho, da Rua Bariri, no Rio de Janeiro. Com o resultado, o time campista não avançou para a semifinal da Taça Santos Dumont. O jogo O Canão começou a partida sendo pressionado pelo adversário, um jogo muito disputado. O goleiro Bernardo realizou uma grande defesa para o Americano. No final do primeiro tempo, o jogador alvinegro Wesley fez o gol de cabeça, abrindo o placar do Cano. No segundo tempo, o goleiro Bernardo fez mais três grandes defesas para o Glorioso. Durante a partida, o jogador do Americano Junior Santos entrou no jogo e logo em seguida recebeu cartão vermelho. Na segunda etapa da partida, o time adversário virou o jogo, ganhando o duelo. Assim, os confrontos das semifinais do primeiro turno da Série A2 Carioca ficaram assim: Quarta-feira 08/06 Macaé Esporte x Sampaio Corrêa, no Ferreirão, em Cardoso Moreira, às 15 horas; Quinta-feira 09/06 Volta Redonda x Olaria, no Raulino de Oliveira, às 19 horas.
Junho Vermelho: voluntários podem agendar doação de sangue através da internet em Campos
A Secretaria Municipal de Saúde está adotando novas medidas para incentivar a doação de sangue no Hemocentro Regional de Campos, que funciona no Hospital Ferreira Machado (HFM). Nesta quinta-feira (2), foram abertas vagas para a coleta de sangue por meio de agendamento prévio no site oficial da Prefeitura. A estratégia, inovadora no município, integra a campanha Junho Vermelho, que visa conscientizar a população sobre a importância de doar sangue. Segundo Bruna Araújo, diretora de Auditoria, Controle e Avaliação (DACA), da secretaria de Saúde, outras ações serão realizadas durante todo o mês de junho para a captação de novos doadores. Ela explicou que, das 7h às 12h, o atendimento no Hemocentro continuará por livre demanda. “As pessoas que decidirem pelo agendamento serão atendidas das 13h às 17h”, afirmou Bruna, ressaltando que, para o agendamento, serão ofertadas 28 vagas diárias. O link estará disponível a partir desta quinta-feira (02). O Hemocentro funciona de segunda a sexta-feira, além de sábado, domingo e feriados, das 7h às 18h. Estão aptos a doar sangue aqueles que têm entre 16 e 60 anos, ou até 69 anos (caso tenham doado antes dos 60 anos), pesem mais de 50 quilos e estejam bem de saúde. Menor de idade deve estar acompanhado pelo responsável legal. Cada bolsa coletada pode ajudar a salvar a vida de até quatro pessoas. É possível realizar até quatro doações por ano, no caso dos homens, e três, no das mulheres, com intervalo de dois e três meses entre elas, respectivamente.