Trânsito na Rua Marechal Deodoro, no Centro de Campos, sofrerá mudança de sentido a partir desta sexta
A partir desta sexta-feira (7), a rua Marechal Deodoro (antiga Rua do Príncipe), no Centro de Campos, passa a ter alteração de sentido único de circulação de veículos. A mudança faz parte do projeto “Corredor Norte-Sul”, idealizado em parceria entre a Subsecretaria de Mobilidade e o Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT). A Guarda Civil Municipal (GCM) estará orientando os motoristas. Com a mudança, o trânsito no local passa a funcionar da seguinte maneira: para passar pela Rua Marechal Deodoro (antiga Rua do Príncipe), o motorista terá que acessar a mesma pela Avenida 28 de Março, com sentido único até a Rua Tenente Coronel Cardoso (antiga Formosa). Ao longo desta semana, o logradouro recebeu nova sinalização viária e semafórica para orientar os usuários. O presidente do IMTT, Nelson Godá, informou que a rua Marechal Floriano (antiga Rua do Ouvidor) ainda está sendo sinalizada e o trânsito será alterado em breve. A Rua Marechal Floriano (antiga Rua do Ouvidor), que hoje funciona no sentido único 28 de Março-Avenida Rui Barbosa (Beira Rio), passará a funcionar no sentido único da Avenida Rui Barbosa (Beira Rio)-Avenida 28 de Março. As ruas acima fizeram parte do conjunto de obras de recapeamento asfáltico. Outras ruas, também asfaltadas, receberão nova sinalização para mudança de trânsito. São elas: Rua dos Goytacazes (antiga Rua do Gás), que atualmente tem o tráfego no sentido único Lapa-Avenida 28 de Março, terá sentido único Avenida 28 de Março-Lapa. A Rua Saturnino Braga terá sentido alterado da Rua dos Goitacazes para Avenida Rui Barbosa (Beira Rio). E o trânsito na Rua Júlio Feydit passará a funcionar no sentido Rua 21 de Abril-Avenida Rui Barbosa.
Sósia de Will Smith recebe ofertas para recriar tapa do ator em Chris Rock durante o Oscar
Shad Ellis, sósia de Will Smith, estava preparado para abandonar a carreira. Entretanto, após o astro dar um tapa no rosto de Chris Rock durante a cerimônia do Oscar 2022, tudo mudou. O norte-americano passou a receber inúmeras propostas para recriar o episódio de agressão. “Comecei a pensar que era hora de desistir e me concentrar em ser apenas eu por um tempo – fazendo minha poesia, palavra falada e todas as outras coisas que faço. E, então, literalmente alguns dias depois de eu pensar isso, Will Smith deu um tapa em Chris Rock no Oscar e meu telefone começou a tocar novamente, com agentes me dizendo que agendaram um comercial para mim na Espanha. Eu fiquei tipo: ‘Ok, talvez não seja o momento certo para desistir, então’. De acordo com o sósia, ele tem as ofertas de trabalho não param de chegar. “Os pedidos estão vindo o tempo todo… Eu também tive ofertas para coisas envolvendo tapas na cara, tipo: ‘Você pode falar sobre esse produto e dizer que se eles não comprarem, eles vão levar um tapa na cara’. Eu recusei qualquer coisa assim porque não quero ser desrespeitoso com a situação”. Embora as propostas sejam atraentes, ele garante que não pretende aceitar explorar o assunto para ganhar dinheiro. “Não estou no negócio de chutar alguém quando a pessoa está no chão. Nem sempre é sobre o dinheiro. O mais importante para mim foi meu relacionamento com alguém que eu represento por tantos anos, que agora faz parte da minha vida”, completou.
Cadastro para o Programa de Fortalecimento do Artesanato Fluminense pode ser feito até dia 10 em Campos
Prossegue até domingo (10), o cadastro para o Programa de Fortalecimento do Artesanato Fluminense (PFAF), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj), com apoio da Prefeitura, por meio da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL). A oportunidade é para todos os artesãos de Campos e o cadastro do interessado em participar acontece através do link (AQUI). Outra opção para fazer o cadastro é agendar atendimento presencial a ser realizado no Teatro Municipal Trianon, pelo telefone (22) 98179-4422, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. E, caso o artesão prefira, pode utilizar o tutorial criado pela diretoria executiva das Artes e Culturas da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (AQUI) para facilitar o cadastro. Maiores informações sobre o programa estão disponíveis no Instagram @pfaf_uerj. O PROJETO – A ação da UERJ ocorrerá em 46 municípios do Estado do Rio, sendo Campos o maior deles. Segundo a UERJ, a primeira fase será o reconhecimento dos artesãos, seguida do oferecimento de um curso. Posteriormente, o PFAF entregará a alguns participantes, barracas para trabalhar idealizadas pelo Curso de Design da UERJ. Uma feira de artesanato também fará parte do projeto.
Estudante de São João da Barra é selecionada para fazer intercâmbio no Egito
A estudante Julia da Costa Almeida, 16 anos, do 3º ano do Curso Técnico em Petróleo e Gás Integrado ao Ensino Médio do IFF Campus Avançado São João da Barra, foi selecionada para uma bolsa integral de intercâmbio do Programa AFS Global STEM e irá representar a região Norte Fluminense no Egito. O programa é uma parceria entre a empresa BP e a AFS, organização internacional promotora de intercâmbios. Na avaliação a que foi submetida, a sanjoanense teve seu perfil avaliado em itens como desempenho acadêmico, capacidade de liderança, espírito empreendedor e interesse na experiência intercultural. “No início achei que nem poderia participar da seleção, mas insisti um pouco e consegui preencher os pré-requisitos. Quando chegou o e-mail dizendo que fui selecionada, mal acreditei que realmente tinha dado certo e em breve estaria em outro país. Eu espero aproveitar ao máximo tudo que eu puder antes de voltar para casa, conhecer novas pessoas, lugares, e aprender muito!”, relatou a Julia. A jovem participará de formações online com duração de doze semanas, que serão realizadas pela AFS. Logo após, de 20 de julho a 16 de agosto, a aluna seguirá em intercambio para o Egito, onde participará de atividades relacionados às mudanças climáticas, por meio de atividades STEM práticas, tanto em campo quanto conduzidas em laboratórios na Cidade de Ciência, Tecnologia e Inovação de Zewail, além de uma experiência de hospedagem com uma família anfitriã egípcia local. Os bolsistas terão a oportunidade de fazer aulas de árabe e ser voluntários ao lado de jovens locais em projetos de serviço comunitário.
Agência de Saúde da União Europeia investiga ligação entre produtos da marca Kinder e surto de salmonella
A Agência de Saúde da União Europeia está investigando a possível ligação entre um surto de salmonella em crianças vários países e a ingestão do chocolate Kinder Surprise, que é chamado de Kinder Ovo no Brasil, um dos principais produtos da empresa italina Ferrero. Não há registros de problemas com os produtos comercializados no Brasil. Os produtos Kinder comercializados no país são produzidos na América do Sul e não na Europa. A empresa confirmou em nota que, em outros países, está cooperando com as autoridades de alimentos sobre uma possível ligação com casos relacionados à salmonella. “Embora nenhum de nossos produtos Kinder lançados no mercado tenha testado positivo para salmonela e não tenhamos recebido reclamações de consumidores, estamos levando o caso extremamente a sério. A segurança alimentar e o atendimento ao consumidor são nossas prioridades e lamentamos esta situação”, informa o comunidado. Na última segunda-feira (4), o Reino Unido anunciou a devolução dos produtos da marca Kinder após mais de 50 casos de intoxicação serem relatados. Desde então, diagnósticos suspeitos já foram registrados na França, Irlanda, Bélgica, Alemanha, Luxemburgo, Holanda, Suécia e Noruega, entre outros. Os infectados são, em sua maioria, criança menores de 10 anos. Os sintomas da salmonella incluem diarreia, cólicas estomacais, náuseas, vômitos e febre. Apesar de a maioria dos casos ser leve, pode haver complicações que resultam em internação hospitalar, sobretudo nos mais jovens, cujo sistema imunológico é mais vulnerável.
Gabriel Monteiro é alvo de operação sobre vazamento de vídeo íntimo com adolescente
O vereador Gabriel Monteiro (PL) foi alvo de uma operação da Polícia Civil do Rio de Janeiro nesta quinta-feira (7). A investigação é relacionada ao vazamento de um vídeo íntimo de Gabriel tendo relações sexuais com uma adolescente de 15 anos. A gravação foi compartilhada no Twitter e no WhatsApp, e Gabriel acusa ex-funcionários de divulgarem as imagens. O vereador já afirmou que tem o hábito de registrar as relações sexuais dele, quando a parceira aceita, mas por ser tratar de uma adolescente e de o vídeo ter sido exposto, o caso segue em investigação policial. A mãe da menina afirma que a relação entre a filha e o vereador foi consensual e Gabriel diz que acreditava que ela era maior de idade. Agentes da 42ª DP (Recreio dos Bandeirantes) saíram para cumprir mandados de busca e apreensão contra Gabriel e outras seis pessoas, entre assessores e ex-funcionários dele. Não há mandados de prisão, mas, por volta das 8h30, o vereador se dirigia para a 42ªDP (Recreio) para prestar esclarecimentos. Na casa dele, que fica na Barra da Tijuca, a polícia apreendeu vários documentos e equipamento. O gabinete dele na Câmara de Vereadores, no Centro do Rio, também passou por revista policial. Gabriel também enfrenta uma representação na Câmara Municipal do Rio por conta desse vazamento e de acusações, feitas por assessores e ex-funcionários, de assédios moral e sexual, agressões e uso indevido de servidores. Os mandados foram expedidos pelo Plantão Judiciário. Gabriel pode responder por distribuir material pornográfico envolvendo menores (Artigo 241-A do Estatuto da Criança e do Adolescente). A pena chega a seis anos de prisão mais multa. Ele também pode perder o mandato.
Vídeo: fumaça em banco assusta clientes e comerciantes no Centro de Campos
Uma fumaça tomou conta da agência do Bradesco, na Rua Boulevard Francisco de Paula Carneiro (Calçadão), no Centro de Campos, na manhã desta quinta-feira (7). A fumaça começou antes mesmo do início dos atendimentos, que começam às 10h. Quem aguardava na fila e os comerciantes ficaram assustados com a situação. O jornal O Milênio entrou em contato com o presidente do Sindicato dos Bancários, Rafanele Alves, e ele informou que não houve fogo. “O que aconteceu foi que o alarme dos caixas eletrônicos disparou, provavelmente por uma falha no sistema, mas tudo está sob controle. Esses alarmes com fumaça são para evitar roubos já que em contato com o dinheiro, a fumaça danifica a nota”, disse o presidente. O Corpo de Bombeiros não precisou ser acionado. O atendimento na agência será normal durante todo o dia. Veja o vídeo!
Grupamento Ambiental resgata frango-d’água-azul em prédio de Campos
O Grupamento Ambiental (GAM) da Guarda Civil Municipal (GCM) de Campos resgatou, nessa quarta-feira (06), um frango-d’água-azul, no Parque São Caetano. O animal estava na recepção de um prédio, quando foi avistado por moradores. A soltura foi feita na Lagoa do Vigário, em Guarus. Assustado, o animal estava relativamente arisco e foi necessária muita habilidade da equipe para o resgate. O GAM pode ser acionado por meio dos telefones 153, (22) 98175-0785 ou (22) 98175-0758. De acordo com o coordenador do GAM, Ralph Xavier, o animal é um macho adulto e não é comum ser avistado em áreas urbanas, principalmente dentro de um prédio. “Ele permaneceu no local onde foi avistado de manhã até o momento do resgate. É um animal que pode ser avistado em todo o Brasil, sendo mais comum no Nordeste. Vive em lagos e áreas pantanosas. É uma ave migratória, por isso, sua ampla distribuição em todo o território nacional”, explica Ralph Xavier. O frango d’água-azul é uma espécie de ave aquática da família dos ralídeos. Se alimenta de insetos aquáticos, anfíbios, peixinhos, aranhas e sementes. Para a reprodução, o ninho é feito em terrenos pantanosos, à base de gramíneas, ou em pés de arroz, um pouco acima da água. Outros animais resgatados – Entre os animais silvestres que mais são resgatados pelo GAM, estão o gambá, pássaros e cobras de diferentes tipos, como a papa-pinto, jiboia e cega. Outras espécies também foram resgatadas no ano passado, como gavião carijó, coruja, tamanduá mirim, jaguatirica, cágado, gato maracajá, coelho silvestre, entre outros.
Governo anuncia fim da tarifa extra para consumidores de energia
O presidente Jair Bolsonaro anunciou nessa quarta-feira (6) o fim da bandeira de escassez hídrica, em vigor desde setembro do ano passado, e que gerava uma taxa extra na conta de energia elétrica de R$ 14,20 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Com o fim da bandeira, não haverá mais cobrança de taxa extra na conta de luz. A medida entra em vigor a partir do dia 16 de abril, informou o presidente. “Bandeira verde para todos os consumidores de energia a partir de 16/04. A conta de luz terá redução de cerca de 20%”, postou Bolsonaro nas redes sociais. Em seguida, o Ministério de Minas e Energia (MME) publicou uma nota oficial com o mesmo teor das postagens do presidente sobre o assunto. A tarifa extra foi aprovada em meio à crise hidrológica que afetou o nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas do país em 2021. As usinas são a principal fonte geradora de energia elétrica no país. De acordo com o governo federal, foi a pior seca em 91 anos. “Em 2021, o Brasil enfrentou a pior seca já registrada na história. Para garantir a segurança no fornecimento de energia elétrica, o país utilizou todos os recursos disponíveis e o governo federal teve que tomar medidas excepcionais. Com o esforço dos órgãos do setor, o país conseguiu superar esse desafio, os reservatórios estão muito mais cheios que no ano passado e o risco de falta de energia foi totalmente afastado”, diz a nota do MME, também reproduzida pelo presidente da República. Segundo a nota, o reservatório da usina de Furnas terminou o mês de março acima de 80% de seu volume útil. O governo também informou a retomada da operação da Hidrovia Tietê-Paraná, que ficou interrompida por sete meses. Já havia uma previsão de que a bandeira de escassez hídrica, patamar mais alto já adotado pelo governo, terminaria no final deste mês, mas a medida anunciada pelo MME e pelo presidente Jair Bolsonaro antecipa a redução em cerca de 15 dias. A perspectiva do governo é de que a bandeira verde vigore até o final do ano.