7 de setembro de 2024 17:11
Logo jornal O Milênio

Belezas de Campos na 1ª ExpoRio Turismo até domingo no Rio

As belezas de Campos que compõem a Região da Costa Doce, estão na 1ª edição da ExpoRio Turismo, maior evento de turismo do estado do Rio de Janeiro, que começou na quinta-feira (24) e termina no domingo (27), marcando a retomada do setor. Além dos atrativos turísticos, o evento também reúne delícias gastronômicas como o chuvisco, a goiabada, a cerveja artesanal e a cachaça. O evento está sendo realizado no Jockey Clube Brasileiro, no Rio de Janeiro. A entrada é gratuita. – Trouxemos uma mostra das nossas riquezas naturais e nossas delícias. Nossos alambiques e nossa cerveja também estão representando muito bem. Nossa cidade é linda. Temos um enorme potencial turístico, sabemos receber e temos um governo comprometido com o desenvolvimento sustentável do setor – afirma a subsecretária de Turismo, Patrícia Cordeiro. As atividades de Campos no evento incluem material informativo e vídeo institucional com os principais atrativos turísticos do município, como Lagoa de Cima, Morro do Itaoca, onde são realizados voos de parapente e asa delta, além de outras práticas esportivas no trajeto de subida do morro; Farol de São Tomé, entre outros, como o agroturismo e o roteiro turístico e religioso “Caminho de Santo Amaro”, entre a sede do município e o distrito que dá nome ao Padroeiro da Baixada Campista, que tem sua tradicional festa realizada no dia 15 de janeiro; a tradicional Cavalhada de Santo Amaro, entre outras.  Também serão apresentadas a cerveja artesanal, goiabada São Thomé, chuvisco, produzido pela dona Engrácia e doces de Fátima Braga, queijo e cachaça Tellura. Também está participando do evento o Alambique do Leley no estande das premiadas cachaças Barra Velha, produzidas no Farol de São Tomé. O evento está sendo realizado pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e a Companhia Estadual de Turismo do Rio de Janeiro (TurisRio), com apoio da Fecomércio RJ através do Sesc RJ e Senac RJ. Durante os quatro dias de evento, a ExpoRio Turismo vai apresentar experiências dos segmentos de Negócios, Cultura, Gastronomia e Entretenimento dos 92 municípios que compõem o estado.  Ao todo 12 regiões turísticas do RJ estão representadas com espaços exclusivos, além das atrações culturais por todo o evento. Tem também uma área com experiências sensoriais, onde os visitantes podem sentir as diversidades do Rio de Janeiro; mostra de artesanato, espaço gastronômico e shows. A ExpoRio Turismo contará com experiências para todos os públicos e gostos. Além das experiências de negócios, como o encontro “O Rio é de Vocês”, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro (ABIH-RJ), e as voltadas para o setor, os participantes podem aproveitar para conhecer mais o Rio de Janeiro, conhecendo a gastronomia, cultura e os sons das 12 regiões turísticas.

Ocupação de UTIs para Covid-19 fica abaixo de 60% em todo país

Pela primeira vez desde julho de 2020, a ocupação dos leitos de terapia intensiva (UTIs) para Covid-19 ficou abaixo de 60% em todas as unidades federativas do país, divulgou nessa sexta-feira (25) o Boletim do Observatório Covid-19, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Os dados se referem apenas ao Sistema Único de Saúde (SUS) no período de 6 a 19 de março, e os pesquisadores consideram que o cenário é de otimismo. Apesar desse dado, o boletim pede que seja mantida a atenção às ações de vigilância em saúde e aos cuidados de prevenção. “Consideramos prudente a manutenção do uso de máscaras para determinados ambientes fechados, com grandes concentrações de pessoas (a exemplo dos transportes coletivos) ou abertos em que haja aglomerações”, recomenda a Fiocruz. Os pesquisadores reforçam que a vacinação possibilitou a redução de casos graves e fatais de Covid-19 no Brasil e no mundo, e pedem reforço nos dois extremos da pirâmide etária. Enquanto idosos devem receber as doses de reforço disponíveis para sua idade, os responsáveis pelas crianças devem levá-las para completar o esquema de duas doses. Estabilidade O boletim informa que a tendência de queda nos indicadores de incidência e mortalidade da Covid-19 perdeu velocidade, o que pode indicar um período em que a transmissão da doença vai se manter estável, em taxas ainda consideradas altas. Nas semanas analisadas, foram registradas médias de 42 mil casos e 570 óbitos diários, com quedas de 32% e 35% em relação à quinzena anterior. A Fiocruz pondera que, na semana de 6 a 12 de março, houve um pequeno aumento no número de casos, que pode ter resultado das festas e viagens no período de carnaval, da flexibilização do uso de máscaras e da realização de eventos de massa que têm ocorrido em algumas cidades. Na semana seguinte, esses valores tornaram a cair.

Mesa Diretora da Câmara de Campos abre processo para cassar 13 vereadores da oposição

A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Campos abriu um processo de cassação dos 13 vereadores de oposição. O processo foi iniciado pelo presidente Fábio Ribeiro (PSD) por causa das ausências dos políticos durante o exercício dos mandatos. Como forma de protesto, os vereadores de oposição não estão comparecendo nas sessões desde que foi suspensa a eleição da Mesa Diretora que determinou que o vereador Marquinhos Bacellar (SD) seria o presidente da casa legislativa no próximo biênio. Na ocasião, a eleição foi anulada pela Mesa Diretora e ainda não foi retomada. Os representantes da oposição são Abdu Neme (Avante), Anderson de Matos (Republicanos), Bruno Vianna (União), Fred Machado (Cidadania), Helinho Nahim (PTC), Igor Pereira (SD), Luciano Rio Lu (PDT), Maicon Cruz (PSC), Marquinho Bacellar (SD), Marquinho do Transporte (PDT), Nildo Cardoso (PP), Raphaen Thuin (PTB) e Rogério Matoso (União). Eles terão 15 dias, a partir da notificação, para apresentarem a defesa informando as justificativas pelas ausências.

Servidores municipais de Campos receberão o salário no 5º dia útil a partir de maio

Durante uma reunião com o Sindicato dos Profissionais Servidores Públicos Municipais de Campos (Siprosep), o prefeito Wladimir Garotinho anunciou, nesta sexta-feira (25), que o pagamento do funcionalismo será efetuado no quinto dia útil, a partir da competência do mês de abril, paga em maio, e que vai quitar os passivos, como férias e rescisões, acumulados na gestão passada.  Em 2021, a atual administração colocou em dia o pagamento dos servidores municipais, que não haviam recebido o mês de dezembro de 2020 e uma parcela do 13º salário.   “Recebi o Siprosep para dialogar sobre alguns avanços possíveis para os servidores municipais. Posso adiantar que o calendário de pagamento será adiantado do sétimo para o quinto dia útil, a partir da competência de abril e, também, que todos os passivos acumulados, como férias e rescisões, serão quitados”, adiantou o prefeito Wladimir.  Também participaram da reunião o secretário de Administração e Recursos Humanos, Wainer Teixeira; a presidente do Siprosep, Elaine Leão, acompanhada por dirigentes do sindicato, além dos vereadores Álvaro Oliveira, cabo Alonsimar, Silvinho Martins e Marcione da Farmácia.   “Diálogo transparente e portas abertas ao servidor são compromissos da atual administração, além de serem diretrizes das quais não abro mão. Foi assim que a atual gestão construiu resultados positivos, como pagamento de salários atrasados do governo anterior e quitar em 2021 o total de 15 folhas de pagamento com 12 meses de receitas, mantendo salários em dia, o que não vinha ocorrendo anteriormente”, disse Wainer.

plugins premium WordPress