Chegada do outono exige cuidados com as doenças respiratórias
O verão de 2022 termina neste domingo (20). Com o fim da estação e a chegada do outono é comum o surgimento de doenças relacionadas ao sistema respiratório por conta da queda na temperatura. Gripe, sinusite, laringite, faringite, bronquite e resfriado são algumas das doenças mais comuns nos períodos mais frios do ano. Devido à pandemia do novo coronavírus, a orientação da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção de Saúde (Subpav), é para que a população redobre a atenção no outono e inverno, já que pessoas com doenças respiratórias são consideradas do grupo de risco para a Covid-19. O diretor de Atenção Básica da secretaria de Saúde, médico infectologista Rodrigo Carneiro, aconselha a evitar ambientes fechados e locais com aglomeração de pessoas. “Alimentar-se de forma saudável, dormir bem, por cerca de 8h, e praticar atividade física também ajudam a fortalecer o sistema imunológico frente ao vírus”, explicou o médico, ressaltando que muitas doenças são preveníveis por vacina, daí a importância de manter a caderneta de vacinação em dia, principalmente a das crianças. “Temos observado nos últimos anos a volta de doenças, como o sarampo, que são imunopreveníveis, ou seja, podem ser evitadas mediante a imunização”, afirmou Rodrigo Carneiro. Outra doença já erradicada, segundo ele, que tem ocorrido em outros países é a poliomielite. “É um fator preocupante para o serviço de saúde”. O médico alerta ainda para a importância da vacinação contra a gripe, anunciada pelo Ministério da Saúde para começar a partir do dia 4 de abril. “Muitos não tomam a vacina alegando que gripam após a imunização. Isso não é verdade. A vacina não é feita com o vírus, mas com partículas virais. Como qualquer vacina, podem ocorrer eventos adversos, que desaparecem em até 48h”, disse Rodrigo Carneiro, destacando que a vacina contra a gripe tem boa eficácia e é altamente segura.
Acidente mata jovem na Baixada Campista
Na noite desta sexta-feira (18), um grave acidente matou o motociclista Beline de Almeida Pereira, de 18 anos, na RJ-216, na Baixada Campista. O acidente ocorreu entre a moto do jovem e um caminhão, que com o impacto da colisão matou o jovem na hora. A vítima, filho de policial militar, morava na localidade de Baixa de Grande. O corpo do jovem foi removido para o IML de Campos.
Suspeito de estuprar crianças é preso em Campos
Um homem suspeito de abusar sexualmente de duas crianças de 7 e 12 anos, no bairro da Penha, em Campos, foi preso na tarde dessa sexta-feira (18). Segundo informações da Polícia Militar, o suspeito foi reconhecido quando passava nas proximidades do Fórum Maria Tereza Gusmão, na Avenida XV de Novembro, no Centro de Campos. Um mandado de prisão temporária já tinha sido expedido pela Justiça pelo crime que teria sido cometido no início de março. O homem foi preso e encaminhado a Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM).