Voos entre Rio e São Paulo terão embarque totalmente digital

A ponte aérea entre Rio de Janeiro e São Paulo será a primeira do país com embarque 100% digital. Os passageiros terão acesso ao avião utilizando biometria, dispensando a apresentação de documentos de identificação. Ainda este ano, a tecnologia deverá estar em funcionamento nos aeroportos de Congonhas, na capital paulista, e Santos Dumont, na capital fluminense. A novidade integra o projeto Embarque + Seguro Digital, idealizado pelo Ministério da Infraestrutura em parceria com a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia. Nesta sexta-feira (11), foi assinado o acordo de cooperação técnica entre a Infraero e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), estatais envolvidas na adoção da tecnologia. A expectativa do governo é de que a mudança facilite e agilize o trânsito de passageiros e tripulantes de aeronaves. “O acordo de cooperação técnica que prevê uma conjugação de esforços visando à instalação, à operação e ao aprimoramento da iniciativa de forma coordenada nos aeroportos de Congonhas e Santos Dumont”, informou a Infraero por meio de suas redes sociais. Segundo a estatal, a ponte aérea entre Rio de Janeiro e São Paulo, além de ser a de maior movimento do Brasil, é a quinta do mundo em fluxo de voos. Conforme o acordo, serão adquiridos os equipamentos necessários à instalação e funcionamento do sistema de reconhecimento biométrico desenvolvido pelo Serpro. A licitação para compra dos dispositivos deve ocorrer ainda neste mês. A implantação completa da tecnologia está prevista para julho. O uso da biometria para o embarque já vinha sendo experimentado. De outubro de 2020 a janeiro deste ano, mais de 6,2 mil passageiros participaram da fase de testes do projeto em sete aeroportos. Profissionais da aviação civil também foram chamados para avaliar a tecnologia. Para os passageiros, o procedimento se inicia junto ao check-in online. Será preciso apresentar os dados pessoais, incluindo o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), e tirar uma foto com a câmera do celular. Caberá à companhia aérea usar o aplicativo desenvolvido pelo Serpro para realizar a validação biométrica do cidadão, comparando os dados e a foto enviada com os registros das bases governamentais. Uma vez validado, as câmeras dos aeroportos estarão prontas para reconhecer o viajante e liberar seu acesso.

Botafogo demite Enderson Moreira após derrota para o Fluminense

Apesar do título da Série B e da volta à elite do futebol brasileiro, Enderson Moreira não é mais o treinador do Botafogo. O clube anunciou a saída do técnico na tarde desta sexta-feira (11). O treinador assumiu o Alvinegro carioca em julho do ano passado, deixando o clube com um rendimento de 73%. Em 31 jogos, foram sete empates, vinte vitórias e apenas quatro derrotas. A última delas, nesta quinta-feira (10), por 2 a 1 para o Fluminense pela quinta rodada do Campeonato Carioca, no qual o clube ocupa a terceira posição com dez pontos conquistados.  A diretoria botafoguense ainda não anunciou o substituto de Moreira, mas sonda dois técnicos portugueses: Luis Castro e Antonio Oliveira. Em nota, o Botafogo explicou que “em momento de transição para um novo modelo de gestão, mudanças são naturais e necessárias ao novo projeto”. Além de Enderson Moreira, deixam o clube os auxiliares Luis Fernando Flores e Ailton Serafim, além do Preparador Físico Edy Carlos Soares. O Botafogo volta a campo neste domingo (13) para enfrentar o Vasco, no Estádio Casteção, em São Luis (Maranhão).

Nível do Rio Paraíba do Sul, em Campos, registra estabilização na manhã desta sexta-feira

O nível do rio Paraíba do Sul começou a apresentar estabilização em Campos na manhã desta sexta-feira (11), baixando o nível entre 1 e 2 centímetros por hora. Às 8h, o rio atingiu a cota de 10,26 metros e depois disso só diminuiu de nível, chegando às 10h com 10,22 metros, o que afasta da cota de transbordo que é de 10,40 metros. A tendência para as próximas horas é de que este cenário se mantenha. Mas, caso haja registro de chuvas fortes nas regiões de influência, o nível do rio pode voltar a registrar nova elevação ainda hoje. “Apesar de ainda estar com a cota bastante elevada, pela primeira vez ao longo da semana inteira tivemos um cenário um pouco mais positivo. Se não houver registro de chuvas fortes nas regiões de influência hídrica do Paraíba e em Campos nas próximas horas, o rio deverá continuar registrando redução do nível, mesmo que de forma bem lenta. Porém, qualquer mudança climática pode interferir e modificar esta tendência. Estamos atentos, monitorando todo o cenário”, explicou o secretário de Defesa Civil, coronel Alcemir Pascoutto. O Setor de Monitoramento da Secretaria de Defesa Civil continua realizando o monitoramento hídrico de forma ininterrupta. Todas as atualizações estão sendo informadas em tempo real nas redes sociais do órgão.

Assaltantes invadem casas e roubam motos em Campos

Homens armados invadiram uma residência na noite dessa quinta-feira (10) na Estrada da Pitangueira, em Baixa Grande, em Campos. Até o momento, um dos assaltantes foi preso. A vítima contou para polícia que os assaltantes pularam o muro da casa e logo anunciaram o assalto. Eles fugiram levando duas motos. Também foi roubado um celular, além de R$ 218 em dinheiro. Após realizar buscas, a Polícia Militar localizou um suspeito, e com ele foi encontrada a quantia de R$ 318 em dinheiro, além de um celular e uma mochila. O preso foi reconhecido por outra vítima. Os outros estavam encapuzados e usavam bonés. O crime foi registrado na 134ª Delegacia de Polícia (Centro).

Seis famílias ficam desalojadas com a nova cheia do Rio Paraíba, em Campos

Seis famílias estão desalojadas em Campos devido à cheia do Rio Paraíba do Sul. Segundo a prefeitura, essas pessoas estão nas casas de parentes. A Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social continua acompanhando a situação das famílias ribeirinhas da Ilha do Cunha e Coroa, que tiveram as casas atingidas pela cheia do Paraíba do Sul. Técnicas do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e do Departamento de Políticas Habitacionais acompanharam o trabalho da Defesa Civil e conversaram com as famílias. O nível do rio sofreu elevação de 1,75 metros até essa quinta-feira (10). A secretaria tomou as providências diante da possibilidade de o Paraíba atingir, na madrugada desta sexta-feira (11), a cota de transbordo, de 10.40 metros. “O município já providenciou acolhimentos, que estão à disposição da população em caso de necessidade”, explica a diretora, lembrando que as famílias estão sendo acompanhadas desde o início do mês de janeiro, quando houve a primeira cheia do rio este ano.

Novas vagas abertas para Cursos Técnicos do IFF

O Instituto Federal Fluminense está com um novo Processo Seletivo para ingresso em Cursos Técnicos de Nível Médio para o 1º semestre letivo de 2022 do Campus Avançado Cambuci, dos Campi Bom Jesus do Itabapoana, Itaperuna, Santo Antônio de Pádua e da Unidade de Formação de Cordeiro. A seleção para Ingresso nas Vagas Remanescentes – Edital N.º 6/2022, disponível em www.selecoes.iff.edu.br – está aberta aos candidatos que possuírem a seguinte formação mínima: Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio na modalidade regular: que tenham concluído o Ensino Fundamental; Curso Técnico Concomitante: que tenham concluído o Ensino Médio, ou que, no momento da matrícula, estejam cursando, no mínimo, o 2.º ano do Ensino Médio ou equivalente em cursos regulares ou na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA); Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (Proeja): que tenham concluído o Ensino Fundamental e comprovem idade mínima de 18 anos. Os interessados podem se inscrever gratuitamente em www.inscricoes.iff.edu.br , de 09 a 21 de fevereiro de 2022. O candidato deve ter cadastro de pessoa física (CPF) próprio; documento Oficial de Identificação com foto, próprio; e correio eletrônico atualizado (e-mail). A seleção dos candidatos será por meio de Sorteio Público Eletrônico no dia 24 de fevereiro, transmitido no Canal Oficial do IFF no YouTube.  São 320 vagas disponíveis para os cursos de Agropecuária, Agroecologia, Alimentos, Informática, Meio Ambiente, Eletrotécnica, Mecânica, Química, Automação Industrial e Edificações.  O candidato que apresentar dúvidas relacionadas ao processo poderá enviar e-mail para: atendimentoaocandidato@iff.edu.br. Todas as informações podem ser encontradas no Portal de Seleções, em www.selecoes.iff.edu.br. 

Operação termina com pelo menos oito mortos na Vila Cruzeiro, no Rio

Oito pessoas foram mortas em uma operação conjunta da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Comando de Operações Especiais (COE – PM), na manhã desta sexta-feira (11), na Vila Cruzeiro, no Complexo da Penha, na Zona Norte do Rio. De acordo com a PRF, os agentes cumpriram mandados de prisão contra traficantes que fazem parte de uma quadrilha de roubo de cargas. O principal alvo é o chefe do tráfico que atua na região. A Polícia Militar informou que a operação teve o objetivo também de conter a ação de criminosos que estariam planejando ataques às forças de segurança que ocupam a comunidade do Jacarezinho no projeto Cidade Integrada. Inicialmente, seis fuzis, três pistolas e duas granadas foram apreendidos. Ainda não foi divulgado um balanço sobre a quantidade de prisões.

Servidores do Estado do Rio podem receber incentivo financeiro para instalar placas solares

Servidores públicos ativos e inativos, militares e pensionistas podem receber um incentivo financeiro para compra e financiamento de sistema de energia solar fotovoltaica. É o que autoriza o projeto de lei 3.830/21, do deputado licenciado Max Lemos, que foi aprovado nesta semana em discussão única na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). O texto será encaminhado para o governador Cláudio Castro, que tem até 15 dias úteis para sancioná-lo ou vetá-lo. De acordo com a medida, o incentivo será concedido por meio de um desconto sobre o preço de mercado, com pagamento de parcelas mensais através de consignação em folha – dentro da margem de até 40%, conforme estabelecido pela Lei 9.501/21. Caso o servidor more em condomínio de apartamentos, o incentivo poderá ser concedido à cota condominial do referido funcionário. Os funcionários públicos que são casados poderão decidir pela divisão do valor do financiamento nos contracheques na proporção desejada “A proposição visa principalmente à sustentabilidade econômica e social, como também preza pelo meio ambiente e leva em consideração a elevada capacidade que o Rio de Janeiro tem para a geração de energia solar fotovoltaica. Esse projeto de lei é um importante instrumento de estímulo ao surgimento de novos projetos de energia solar fotovoltaica no estado, facilitando a geração de energia de fonte renovável, criando novos empregos, injetando mais recursos financeiros na economia e ampliando investimentos na qualidade do sistema elétrico nacional”, disse o deputado estadual Max Lemos. O Executivo irá regulamentar os parâmetros de negociações, com as prefeituras, de impostos e taxas relacionados às empresas e fornecedores de equipamentos para garantir um financiamento com juros mais acessíveis. As empresas e bancos interessados em participar do programa poderão aderir através de um setor a ser definido por cada poder. LCA se destaca no setor de energia solar no Estado do Rio Com sede no Parque Imperial, em Campos, a LCA Soluções em Energia é uma empresa que tem se destacado o Estado do Rio de Janeiro. Ela se mostra uma boa fonte de investimento já que trabalha com os melhores modelos e preços de placas solares. A dedicação e a qualidade no serviço prestado também é um dos diferenciais da LCA, que conta com uma equipe própria que realiza a instalação das placas solares e que também faz um serviço de acompanhamento após o trabalho feito. O diretor da empresa, Victor Alvarenga, comentou sobre como a empresa trabalha seriamente para oferecer um trabalho de qualidade. “O cliente tem que buscar segurança na prestação de serviço. Somos uma empresa estruturada e consolidada no mercado, que já fez centenas de instalações. Temos um ótimo trabalho de pós-venda, e uma prova disso é que muitos trabalhos nossos acontecem por indicação. Temos uma equipe técnica que faz os estudos do projeto. O consumidor tem que valorizar isso porque o mercado está começando a ganhar cada vez mais força, e tem pessoas aventureiras que fazem a instalação de forma inadequada, podendo causar problemas no futuro. Nosso serviço tem garantia e damos todo o suporte necessário aos consumidores. Isso é um diferencial. É a segurança do cliente saber que nos próximos anos, a LCA continuará no mercado para fazer o trabalho de pós-venda e manutenção do sistema”, explicou. Os interessados em contar com os serviços da LCA, podem entrar em contato com os números (22) 99744-4644 ou (22) 2030-6144. Para conhecer melhor o trabalho do grupo, os clientes também podem entrar no site da empresa, clicando neste link. Benefícios das placas solares A energia solar gera uma economia que varia de 50% a 95% na conta de luz. O investimento feito para instalação de placas solares acaba sendo pago pelo dinheiro economizado com a redução de gastos. Além da qualidade no serviço da instalação do painel solar, a LCA também tem outros diferenciais como os melhores preços da região e o bom atendimento, além do amplo conhecimento dos profissionais no sistema fotovoltaico. Victor destaca ainda que a questão da sustentabilidade também é importantíssima já que as placas solares não causam impactos ao meio ambiente. “Além da economia, a energia solar térmica é limpa e não prejudica o meio ambiente. Portanto, é uma alternativa sustentável para o uso de sistemas de aquecimento a gás ou a óleo. Desta forma, quem usa as placas solares, tem um imóvel sustentável e contribui para um mundo melhor, dando mais qualidade de vida para as próximas gerações”, disse.

plugins premium WordPress