Campos terá Dia D de vacinação contra a Covid-19 em crianças no sábado
A Secretaria Municipal de Saúde de Campos, por meio da Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav), realizará neste sábado (12), o Dia “D” de vacinação contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos. O subsecretário da Subpav, médico infectologista e virologista Charbell Kury, explicou que o objetivo da estratégia adicional é aumentar a cobertura vacinal do público infantil. “Temos por meta vacinar 50 mil crianças, sendo que 7.406 menores já receberam a primeira dose, o que corresponde a 13,22% deste público”, disse. Charbell voltou a convocar os pais ou responsáveis para que vacinem as crianças. “Estamos registrando uma baixa procura pela vacina. Por isso, aceleramos a imunização por faixa etária e estamos fazendo agora a repescagem”, afirmou o médico, destacando que a vacina é segura e sua eficácia chega a 90%. Segundo ele, o Dia D será realizado no ginásio do Colégio Salesiano Dom Bosco Campos, no Parque Tamandaré, onde funcionou o Centro Municipal de Testagem para Covid-19. “Vamos aproveitar a estrutura que foi montada no ginásio do colégio para abrigar o Centro de Testagem. Estamos pensando em tornar o local um ponto fixo para vacinação das crianças até o retorno das aulas presenciais”. A vacinação ocorrerá das 9h às 16h. Para que a criança receba a vacina, o pai ou responsável precisa acessar o link (AQUI), no site oficial da Prefeitura (campos.rj.gov.br) para o agendamento online. No dia da vacinação haverá também distribuição de senhas. Foram disponibilizadas 500 vagas para o agendamento e outras 500 vagas por meio da distribuição de senhas. A estrutura montada no local, com equipes exclusivas, permitirá que o atendimento por agendamento e senha aconteça de forma simultânea.
Nível do Rio Paraíba, em Campos, está subindo de 5 a 8 centímetros por hora
O nível do Rio Paraíba do Sul, em Campos, continua subindo consideravelmente e alcançou a cota de 9,32 metros às 19h desta quarta-feira (9), 75 centímetros a mais que os 8,57 metros registrados às 8h do mesmo dia. A taxa de elevação neste momento é de 5 a 8 centímetros por hora. Caso não ocorram novas precipitações significativas nas zonas de influência hídrica nas próximas, a expectativa é de que essa taxa reduza ao longo desta quinta-feira (10), situação que não altera o cenário de atenção para os próximos dias. Com a previsão de continuação da elevação, caso haja registro de chuvas fortes nas regiões de influência hídrica, o Paraíba do Sul em Campos pode atingir a cota de 10 metros ainda nesta quinta-feira. A cota de transbordo é de 10,40 metros. Reforço – Devido à elevação do nível do rio, a Defesa Civil retornou nesta quarta-feira para reforçar a vedação da comporta do canal São Bento, em Barcelos. A medida tem por objetivo impedir que a água do Paraíba passe para o canal e provoque inundação em diversas localidades da Baixada Campista.
Campos e São João da Barra monitoram cheia do Rio Paraíba do Sul
Os órgãos de Defesa Civil de Campos e de São João da Barra estão monitorando a elevação do Rio Paraíba do Sul. Em Campos, a taxa de elevação do nível do rio na manhã desta quarta-feira (9) era de 4 a 7 centímetros por hora. A cota registrada às 10h15 é de 8,70 metros. Essa elevação rápida aconteceu devido às fortes chuvas registradas nas zonas de influência hídrica do Paraíba e, principalmente, pela chegada de maior volume de água liberada pelos reservatórios de sua calha principal. A Defesa Civil está monitorando de forma ininterrupta todo o cenário hídrico e elaborando estratégias de ação de acordo com a mudança de cenário. “Nosso Setor de Monitoramento previu que este cenário se confirmaria. Hoje o Paraíba começou a receber o grande volume de água, tanto das chuvas das regiões a montante (acima), como do aumento da vazão dos reservatórios. A elevação deve prosseguir ao longo de todo o dia. A Defesa Civil está atenta, monitorando toda a situação”, destacou o secretário de Defesa Civil, coronel Alcemir Pascoutto. Já em São João da Barra, apesar no nível ter estabilizado em 5,8 metros na manhã desta quarta-feira, a previsão é que o nível suba nas próximas horas. Por isso, a Defesa Civil Municipal que segue de prontidão. O aumento do nível se deve às fortes chuvas em municípios cortados pelo Paraíba e seus afluentes e à abertura de barragens em hidrelétricas. A cota de transbordo do Paraíba em São João da Barra é de 8 metros. Os telefones de emergência para ocorrências são: Campos(22) 98175-2512199 São João da Barra199(22) 99915-3153, que vale também para WhatsApp, e (22) 2741-1190 – Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).
MP vai investigar apresentador e produtora por apologia ao nazismo
A Promotoria de Direitos Humanos do Ministério Público de São Paulo abriu inquérito para investigar suspeita de apologia ao nazismo feita, no podcast Flow, pelo apresentador e influenciador digital Bruno Aiub, conhecido como Monark. No entendimento dos promotores, ele defendeu a “criação de um partido nazista” durante entrevista com os deputados federais Kim Kataguiri (DEM-SP) e Tabata Amaral (PSB-SP). Na portaria do inquérito consta que o apresentador, sócio da produtora Flow Podcast, afirmou, na entrevista que foi ao ar nessa quarta-feira (8), que “a esquerda radical tem muito mais espaço que a direita radical, na minha opinião. Eu sou muito mais louco que todos vocês. Acho que o nazista tinha que ter o partido nazista reconhecido”. Segundo os promotores Anna Trotta Yaryd e Reynaldo Mapelli Júnior, que assinam o pedido de abertura de investigação, “houve expressa defesa da criação de um partido nazista, como se este partido fosse decorrência do direito à liberdade de expressão”. No texto da portaria, eles destacam que está implícito no discurso do apresentador a violência contra diversos grupos. “A criação de um partido nazista representa, em síntese, a criação de um partido político feito para perseguir e exterminar pessoas, notadamente judeus, mas também pessoas com deficiência, LGBTQIA+ e outras minorias.” Após intimados, o Flow Podcast e o apresentador Bruno Aiub terão 30 dias para apresentar informações sobre os fatos e sobre a constituição societária da produtora que produz e veicula o conteúdo. Outro lado Segundo nota divulgada nessa quarta-feira (8), os Estúdios Flow informaram que o episódio do podcast (arquivo digital de áudio transmitido pela internet) foi retirado do ar e o apresentador foi desligado da produtora. Em vídeo, também divulgado na noite de ontem, Igor Coelho, que é sócio de Aiub, anunciou vai comprar a participação do apresentador nos estúdios, encerrando a ligação de Monark com a empresa. No comunicado, os Estúdios Flow afirmam ainda ter compromisso com a democracia e os direitos humanos, lamentando o ocorrido. “Pedimos desculpas à comunidade judaica, em especial e a todas as pessoas, bem como repudiamos todo e qualquer tipo de posicionamento que possa ferir, ignorar ou questionar a existência de alguém ou de uma sociedade.” Bruno Aiub divulgou um vídeo em seu canal no Twitter em que diz que errou, pede desculpas e afirma que estava “muito bêbado” na ocasião. Fonte: Agência Brasil
Operação termina com um preso e três adolescentes apreendidos em Guarus
As polícias Civil e Militar realizaram a operação Refranata XI para cumprir mandados de prisão na manhã desta quarta-feira (9) em bairros do subdistrito de Guarus, em Campos. Três adolescentes foram apreendidos e um homem foi preso. Segundo a Polícia Militar, o homem preso foi identificado como gerente do tráfico de Travessão e tinha três mandados de prisão em aberto por homicídio. Na casa do homem, a polícia encontrou um revólver de calibre 38. Ainda de acordo com a PM, um dos adolescentes detidos estava com mandado de busca e apreensão por associação ao tráfico. Ele foi encontrado com drogas no Parque Santa Rosa. Já o outro adolescente foi apreendido no Jardim Carioca, e contra ele, havia um mandado de busca e apreensão por assalto a mão armada. O terceiro adolescente foi apreendido no final da manhã, também em Guarus. A operação foi registrada na 146ª Delegacia de Polícia (Guarus), para onde os materiais apreendidos foram levados.
Secretaria de saúde inicia teste para saber se houve falha na vacinação de menino de 8 anos em Campos
A Secretaria de Saúde de Campos realizou o primeiro exame no menino Nicolas, de 8 anos, nessa terça-feira (8) para saber se ele recebeu a vacina contra a Covid-19 ou não. O caso ganhou repercussão após a mãe do menino divulgar um vídeo em que mostra uma possível falha na aplicação da vacina, fazendo com que o menino não recebesse o imunizante. A mãe do menino gravou um vídeo do momento da vacinação e postou nas redes sociais para celebrar a imunização do filho, mas em seguida começou a receber mensagens informando que as imagens mostram que a profissional só introduziu a agulha no braço do menino, mas não apertou a seringa. O exame feito nessa terça-feira foi o sorológico para saber se ele tem contato prévio com o vírus (SARS-CoV-2) e deu negativo, o que aumentou a suspeita de que ele não foi vacinado. Na próxima terça-feira (15), o menino vai passar por novo exame e se também der negativo para resíduos da vacina, ele será imunizado. A mãe registrou o caso na 134ª Delegacia de Polícia (Centro). Em nota, a prefeitura afirma que está investigando o possível erro na imunização da criança. “A Secretaria Municipal de Saúde informa que foi aberto, nessa terça-feira (8), o Protocolo de Erro de Imunização. A criança de 8 anos passou por consulta médica e exame físico com o infectologista pediatra e subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde, Charbell Kury. Também foi realizado teste sorológico para saber se o mesmo tem contato prévio com o vírus (SARS-CoV-2) ou não. O resultado foi negativo. Na próxima terça-feira (15), a criança irá realizar novo teste antes de receber a vacina para a conclusão do protocolo. Vale lembrar que esse protocolo é amparado pelo Manual de Evento Adverso do Ministério da Saúde. Reiteramos que os pais ou responsáveis legais devem acompanhar a imunização dos filhos sempre observando todas as etapas, inclusive olhando a seringa antes e depois de cada aplicação. O município já aplicou quase 1 milhão de doses da vacina contra a Covid-19 sem qualquer registro de evento adverso pela imunização”, disse a nota.
Após ser baleada por cliente em shopping de Campos, advogada recebe alta
A advogada Nayara Acha Prestes, que foi baleada por um cliente enquanto trabalhava em um escritório, no Shopping Avenida 28, em Campos, teve alta hospitalar nessa terça-feira (8). O crime aconteceu no dia 26 de janeiro. Nayara fez uma publicação nas redes sociais agradecendo a equipe do Hospital Unimed, que a tratou após ser baleada. Neste período, a advogada correu risco de perder um dos dedos da mão. “Muito, muito, muito obrigada por tudo, hoje estou com minha família, primeiro pela misericórdia de Deus e segundo graças a vocês”, escreveu em uma postagem direcionada aos funcionários. O cliente da advogada invadiu o escritório dela com uma arma de calibre 38 com numeração raspada. Ao perceber que ele estava armado, Nayara lutou com o homem, que atirou várias vezes e a mulher foi atingida por três tiros. Ele foi preso pouco tempo depois de cometer o crime e autuado por tentativa de homicídio triplamente qualificado (motivo torpe, meio cruel e recurso que dificultou a defesa da vítima) e por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. Em um vídeo publicado nas redes sociais, a vítima contou que o homem está devendo R$ 160 mil reais de honorários para ela, com relação a um processo de inventário que está sendo concluído. O cliente tentou revogar a procuração, mas a advogada solicitou judicialmente que o valor referente ao trabalho dela fosse pago, o que causou irritação no homem.
Temporal: Itaperuna tem risco alto de transbordamento do Rio Muriaé e de deslizamento
O temporal que atinge o município de Itaperuna nesta semana, causou transtornos para a cidade. De acordo com a Secretaria Municipal de Defesa Civil e Ordem Pública, há risco muito alto de deslizamento de encostas e transbordamento do Rio de Muriaé e de valões nas próximas horas. O órgão recomenda que os moradores das áreas localizadas em planícies de inundação (às margens do Rio Muriaé, de valões e córregos) observem atentamente o nível do Rio Muriaé, nas imediações das edificações. O órgão orienta também os moradores das áreas próximas a encostas (sobre e sob taludes), para que eles procurem alojamento com parentes e vizinhos e que acionem a Secretaria Municipal de Defesa Civil, imediatamente, após a constatação de risco real de deslizamentos ou de desabamentos. A Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone (22) 3824.6334. As chuvas acumuladas nas últimas 24 horas são de 92,8mm. Há previsão de mais chuva para as próximas horas. Várias ruas do município já se encontram alagadas.