Por falta de doses, vacinação contra a gripe volta a ser suspensa em Campos
Nesta quarta-feira (5), a vacina contra a gripe está suspensa por falta de doses, exceto para crianças com idade entre 6 meses a 6 anos, gestantes e púerperas, que são grupos com maior risco de desenvolver complicações da gripe. Conforme informado anteriormente, as 3.370 doses recebidas pelo município na semana passada foram distribuídas para as unidades de saúde e aplicadas na população nesta segunda (03) e terça-feira (04). Do início da campanha de vacinação, abril do ano passado, até hoje foram aplicadas mais 119 mil doses do imunizante, ultrapassando os 66% do público esperado. A imunização será realizada na sede da Secretaria de Saúde exclusivamente para as gestantes e púeperas. Já no Centro de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente (CRTCA1), que funciona na Cidade da Criança, além das gestantes e puérperas, também irá vacinar crianças com idade entre 6 meses a 6 anos, 11 meses e 29 dias. A vacinação terá início às 9h e vai acontecer enquanto houver estoque. Deve receber a vacina somente aquelas crianças, gestantes e puérperas que não se vacinaram no ano passado. No ato da vacinação é necessário apresentar documento de identidade, CPF, comprovante de residência e cartão da vacina. No caso de gestante, o cartão pré-natal se faz necessário. “Estamos em contato com a Secretaria de Estado de Saúde e, caso o município ainda receba novas doses da vacina, a população será informada sobre a retomada da imunização. Se isso não acontecer, os demais públicos serão vacinados na próxima campanha”, explicou o coordenador de Imunizações, Leonardo Cordeiro. A campanha de vacinação contra Influenza de 2022 está prevista para começar somente em abril. CASO CONFIRMADO O município, até o momento, um caso teve um caso laboratorialmente confirmado para Influenza H3N2. A paciente é uma idosa, de 85 anos, que apresentou sintomas leves da doença. Ela ficou em isolamento domiciliar e passa bem. A notificação ocorreu na última semana de dezembro. Para evitar infecções virais, incluindo a gripe e covid-19, além da vacina, a etiqueta respiratória deve ser praticada por todos. Ao tossir ou espirrar, cobrir a boca e o nariz com o cotovelo ou com lenço descartável. Não compartilhar objetos de uso pessoal como, por exemplo, talheres, pratos, copos. Também deve lavar corretamente as mãos com água e sabão ou usar álcool 70% e máscara. Manter distanciamento social e evitar aglomerações também é muito importante.
Verão campista: shows gratuitos no fim de semana em Farol e Lagoa de Cima
O verão campista terá a realização de shows musicais gratuitos. Neste fim de semana, a prefeitura promoverá duas apresentações. Nesta sexta-feira (7), em Farol de São Tomé, a voz marcante da cantora Larice Barreto, irá abrir a programação de shows no Lagamar, às 20h. No sábado (8) o agito fica por conta do pagode do Grupo Só Marrento, no palco instalado próximo ao Clube Náutico, também às 20h. Nascida em Campos, Larice Barreto ficou conhecida nacionalmente ao participar do programa The Voice Brasil, em 2018. Ela começou cantando na igreja, já fez parte de dupla sertaneja e, na carreira solo, abriu shows para os cantores Wesley Safadão e Ferrugem. O Grupo Só Marrento, composto por seis integrantes, já está no segundo CD, com produção do consagrado Bira Havaí, produtor de diferentes grupos de pagode. O grupo começou em 1995, ano em que o pagode estava em evidência e as raízes eram voltadas para o samba. LAGOA DE CIMA Outro cartão postal do município bastante procurado pelos turistas, Lagoa de Cima, não vai ficar de fora da programação elaborada pela Prefeitura. No domingo (09), o Grupo Medida Certa vai levar samba e pagode aos frequentadores do local, a partir das 16h. Outros nomes estão confirmados para abrilhantar as tardes de domingo em Lagoa de Cima, a exemplo de Lohan Luz, no dia 16 de janeiro, Nagela, dia 23 e Grupo Copo Cheio, no dia 30. Em fevereiro, Lagoa de Cima vai receber Alex Maia, no dia 06, Igor Saliência no dia 13 e no dia 20 de fevereiro, Cauã Lima. Os shows no local serão sempre às 16h. Os shows musicais seguirão os protocolos de saúde contra a proliferação do Covid-19.
Campos começa o ano com oportunidades de empregos em várias áreas
A Subsecretaria de Qualificação e Emprego começa o ano com novas vagas de emprego e importantes dicas para quem está em busca de uma oportunidade de trabalho em Campos. Além de manter o currículo e o telefone atualizados, o órgão também orienta aos candidatos sobre como se portar em uma entrevista, além de importantes requisitos como pontualidade e objetividade. Quem quiser aproveitar os primeiros dias do ano para cadastrar ou atualizar currículos deve comparecer à sede do órgão, nos altos da Rodoviária Roberto Silveira, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, ou entrar em contato através dos telefones (22) 98152-0968 e (22) 98175-0085 (WhatsApp). Os currículos podem ser enviados para o e-mail qualiemp.smdet@campos.rj.gov.br. Em 2020, grandes empresas procuraram a subsecretaria para selecionar candidatos para contratação, de acordo com o perfil das vagas, e a pasta realizou o processo seletivo para empresas como Atacado São Paulo e Tubarão Atacadão, entre outras que se instalaram no município. Quem estiver em busca de oportunidade de trabalho ou capacitação pode buscar a página do Instagram da subsecretaria @camposqualificacaoeemprego, onde as informações são atualizadas frequentemente.No momento, o órgão está com vagas para atendente de loja de conveniência, que prevê como requisitos ensino médio completo, boa comunicação e deve morar próximo à empresa, localizada no Parque Riachuelo. Uma empresa está recrutando candidatos das seguintes áreas: eletricista de manutenção e operação; instrumentista de guindaste; instrumentista escalador; instrumentista; mecânico de guindaste; mecânico de manutenção e operação; mecânico de torno; supervisor de manutenção, instrumentação escalador e supervisor de manutenção elétrica escalador. Também há vagas para Pessoas com Deficiência (PCD). Segundo a subsecretária, Joyce Lessa, o órgão passou a contar, no ano passado, com a analista de Recursos Humanos, Isabela Muniz, que utiliza critérios técnicos para a seleção dos candidatos. “A nossa analista de RH faz todo acompanhamento dos processos e triagem, de acordo com o perfil do candidato e da vaga, além de acompanhar as entrevistas que acontecem no nosso auditório”, destaca Joyce. “Temos em nossa página no Instagram todos os pré-requisitos para o preenchimento das vagas que são disponibilizadas pelas empresas. É importante que os candidatos mantenham seus telefones atualizados no cadastro da subsecretaria, além dos currículos atualizados”, informa a subsecretária. A subsecretária também ressaltou que estão em fase de planejamento os cursos que serão oferecidos este ano, após a temporada de verão. “No ano passado, firmamos parcerias importantes como com as realizadas com a Universidade Estácio de Sá e com o Sebrae, que nos permitiu preparar vários profissionais para o mercado de trabalho. Foram cursos de Gestão do Caixa para Microempreendedores; vendas, assistente de Recursos Humanos; Instagram para negócios, entre outros”, informa Joyce Lessa.
Pontos turísticos de Campos entram no Guia de Turismo Rural do Estado
Campos entrou para o Guia de Turismo Rural, lançado no início deste mês, pela Secretaria de Estado de Turismo e a Companhia de Turismo do Estado do Rio (TurisRio). O município figura entre as primeiras regiões contempladas no Guia de Turismo Rural da Costa Doce, que engloba mais quatro cidades da região Norte Fluminense. O maior atrativo de Campos no segmento continua sendo a região serrana, com atividades de preservação do meio ambiente, desenvolvidas com responsabilidade e comprometimento, por profissionais do ecoturismo que atuam fomentando as potencialidades da região. Entre os locais de raras belezas está Rio Preto, no distrito de Morangaba, e o Imbé, ambas na serra e com riquezas naturais paradisíacas, que constantemente ganham destaques nas redes sociais e hoje atraem não só turistas, mas a atenção do Governo do Estado do Rio. O secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, acredita que essa é uma grande oportunidade de promover esse segmento e Campos tem riquezas naturais que fortalecem o setor. “Nosso Estado possui muitos atrativos para quem gosta de turismo rural e estamos trabalhando para fomentar cada vez mais esse segmento, contando com a parceria dos municípios, como encontramos em Campos, que vem investindo no ramo e tem projetos expressivos para alavancar ainda mais o setor. Queremos colocar o Estado em posição de destaque como turismo rural, principalmente neste momento de retomada, onde os turistas estão em busca do contato com a natureza”, disse. No Guia de Turismo Rural da Costa Doce, no qual Campos se destaca pelos inúmeros atrativos, estão as tradicionais cavalgadas, alambique, fazendas históricas, prédios antigos que abrigaram indústrias da cana-de-açúcar nos áureos tempos da atividade, lagoas para a prática de esportes diversos e as belas cachoeiras, em Rio Preto e na região do Imbé, além da praia do Farol de São Tomé e lagoas, de Cima e Feia. Para o prefeito Wladimir Garotinho, o anúncio do Guia de Turismo Rural da Costa Doce chegou como presente. “A inclusão do nosso município no roteiro turístico rural do Estado vai nos projetar para o mundo todo, atraindo milhares de pessoas para nossos paraísos rurais, além da nossa querida praia do Farol. As conversas para a concretização do que hoje nos enaltece enquanto roteiro turístico, tiveram início no começo deste ano e, de lá para cá, muito tem sido feito e muito mais será realizado para valorizar nossos pontos turísticos e atrair visitantes, fazendo com que a atividade promova o desenvolvimento econômico e cultural nessas áreas rurais, onde já estamos atuando na melhoria de estradas e instalando placas de identificação e sinalização, como fizemos em Rio Preto. Quem ainda não conhece nossos paraísos ecológicos, fica o convite e o anúncio de que muita coisa boa ainda virá para alavancar e incentivar o setor”, relatou Wladimir, otimista com essa nova história escrita no turismo rural de Campos. O Guia de Turismo Rural da Costa Doce está sendo desenvolvido por meio de parceria da secretaria de Estado de Turismo, TurisRio, secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (SEAPPA) e Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Faz parte do projeto a capacitação para agentes de viagens, operadores e, também, guias de turismo e press trips com jornalistas e influenciadores digitais para promoção dos atrativos catalogados no interior.
Após saidinha de Natal, mais de 500 detentos não voltaram para as prisões do Rio
Um levantamento feito pela Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP) concluiu que após a saidinha de Natal, dos 1.240 presos que foram liberados para passar as festas em casa, 522 detentos não voltaram para as prisões do Rio de Janeiro, o que representa 42% de fuga. O prazo para retorno terminou às 22h do dia 30 de dezembro. Entre os presos que não voltaram, estão oito integrantes da maior facção criminosa do Rio, o Comando Vermelho. A medida está prevista da Lei de Execução Penal e beneficia presos em regime semiaberto ou que têm trabalho externo e que já tenham usufruído de pelo menos uma saída especial nos últimos 12 meses, sendo necessário também apresentar bom comportamento e ter cumprido um sexto da pena, pelo menos. As saídas costumam acontecer em datas comemorativas como a Páscoa, o Dia das Mães e o Natal. O objetivo dessas saídas é preparar a volta do indivíduo para o retorno à convivência em liberdade, mas em muitos casos, os detentos não retornam. Em 2020, muitos foram autorizados a permanecer em prisão domiciliar por causa da Covid. Em 2019, dos 2.582 autorizados, 16% não retornou. Em nota, o Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ) informou que não foi oficialmente informado sobre a evasão dos presos. “O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro esclarece não ter sido formalmente comunicado pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) sobre a evasão (não retorno) de presos beneficiados com a saída de visitação à família durante o período natalino na forma prevista na legislação vigente. Informa que os processos respectivos são analisados por uma equipe de juízes da Vara de Execuções Penais (VEP) e que o deferimento do benefício depende do preenchimento de requisitos legais de ordem objetiva (lapso temporal) e subjetiva (bom comportamento carcerário, sendo que este decorre de informações prestadas pela própria Seap), conforme previsto no artigo 123 da Lei de Execução Penal. Em razão do que foi amplamente noticiado sobre o não retorno de diversos apenados beneficiados com a saída para visitar a família no período de Natal, o juiz Marcello Rubioli, da Vara de Execuções Penais, determinou, imediatamente, que a Seap encaminhe a relação desses apenados faltosos para em seguida analisar a situação de cada um deles para autorizar a regressão cautelar ao regime fechado e determinar a recaptura imediata”.
Previsão de ventos fortes em São João da Barra deixa Defesa Civil em alerta
A Defesa Civil de São João da Barra segue em estado de alerta por conta da previsão da Marinha do Brasil de ventos fortes até a próxima quinta-feira (6) no trecho litorâneo entre Arraial do Cabo-RJ e Itaoca-ES. A velocidade é de 50 km/h a 74 km/h. A Secretaria Municipal de Pesca e Aquicultura está alertando os pescadores pela Estação Costeira de Apoio Marítimo (Escoam). Para os que estão com as embarcações em terra, a orientação é não sair para o mar no período. Os que estão no mar devem buscar apoio em área abrigada. Em caso de acidente ou situações de perigo ou emergência, a Marinha do Brasil disponibiliza os telefones 185 (Salvamar Brasil), (22) 99840-9221 (Capitania dos Portos) ou via rádio VHF no canal 16. A Secretaria Municipal de Segurança Pública coloca à disposição para emergência os seguintes números da Defesa Civil: (22) 2741-1190 e (22) 99915-3153 (ligações e WhatsApp).
Parque de diversões é interditado em São Francisco de Itabapoana
Um parque de diversões instalado na localidade de Guaxindiba, em São Francisco de Itabapoana, foi interditado pelos órgãos de fiscalização que integram a Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil (Sesep). Durante a ação, as equipes encontraram o estabelecimento com irregularidades. O responsável pelo parque não apresentou a documentação necessária dentro do prazo determinado pelo órgão. Os agentes também identificaram condições precárias de funcionamento, o que compromete a segurança dos usuários. O secretário municipal de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil, Edson Brito, pontuou que a Postura, com o auxílio da Guarda Civil Municipal, seguem fiscalizando também a organização dos ambulantes. Em Santa Clara, alguns comércios estavam obstruindo o passeio público. Outras irregularidades foram encontradas, como ambulantes que não realizaram o recadastramento. Os responsáveis foram orientados para realizar as adequações exigidas. Um ambulante foi notificado por estar trabalhando na faixa de areia, o que é proibido pelo Código de Postura e por legislação ambiental.Atualmente, o município possui 52 ambulantes cadastrados no projeto “Ambulante Seja Legal”, que são identificados por um adesivo. Quem não for cadastrado e mesmo assim estiver atuando, será notificado, podendo ser multado. O valor da multa varia de R$ 602 a R$ 12.040. De acordo com o coordenador de Integração Operacional da Sesep, Rodrigo Linhares, operações como essas prosseguirão durante todo o verão. Ele pontou que a segurança no trânsito em todo o litoral também recebe atenção, por intermédio dos agentes da Empresa Municipal de Trânsito (Emtransfi).
Sustentabilidade: empresa Disque Óleo coleta mais de 200 mil litros de óleo usado em 2021
Para a empresa Disque Óleo, o ano de 2022 começou cheio de gratidão pelas conquistas de 2021 e com grande expectativa para o ano novo. Há duas décadas no mercado, a empresa – que é especializada na coleta de óleo vegetal usado – continua superando as metas. Apenas no último ano, a empresa conseguiu recolher 205 mil litros de óleo utilizado. A quantidade coletada foi reaproveitada de forma sustentável. A Disque Óleo mantém parceria com dezenas de empresas de Campos e região, mas continua aumentando o número de parceiros, como foi o caso do Centro Educacional Santa Bárbara, em São da Barra, que começou a parceria no final de 2021, e entregou 100 litros de óleo em menos de 30 dias. O diretor da Disque Óleo, Guilherme Joaquim, agradeceu a parceria de todas as pessoas que procuram a empresa para recolher e destinar o óleo vegetal para a reciclagem. “Esse número total de litros recolhidos ano passado é um grande orgulho para a gente. A cada dia que passa, estamos vencendo as adversidades e conseguimos conquistar um número muito maior do que em 2020. Então com tudo que acontece, o fato de a gente conseguir se superar é algo muito gratificante. Agradeço a todos os comerciantes, donas de casa e parceiros em geral de Campos, São João da Barra, Macaé, São Fidélis, que acreditam no nosso projeto e nos procuram. Nossa empresa já está no mercado há 20 anos trabalhando com seriedade e honestidade, sempre com Deus à frente de tudo e acabamos até criando um vínculo de amizade com os nossos clientes. Estamos focados, e neste ano, queremos bater uma meta ainda maior. Trabalhamos com o recolhimento de óleo vegetal sendo que a pessoa pode optar em receber pagamento em dinheiro ou até em material de limpeza, mesmo assim, muitas pessoas pedem para a gente recolher gratuitamente”, disse. Além de evitar danos graves para a natureza com o descarte irregular, o óleo vegetal recolhido pode ser reutilizado na fabricação de sabão, indústria de ração, asfalto, empresas da construção civil e em outras atividades. A Disque Óleo recomenda que as pessoas armazenem o líquido usado dentro de garrafas pets. Depois que o produto for armazenado, os interessados podem entrar em contato com a empresa. Para solicitar a coleta de óleo da empresa ou para obter mais informações, o interessado pode entrar em contato com os seguintes números: (22) 99991-9053 ou (22) 99743-8698. Cabe destacar que a empresa faz coleta em quantidades a partir de 7 litros em residências e em empresas deixar bombonas de 50 L ou mais para o processo de armazenagem do óleo.
Mulher é morta a tiros e corpo é encontrado em estrada da Baixada Campista
Uma mulher que ainda não foi identificada, foi morta a tiros e o corpo foi encontrado na manhã desta terça-feira (4) à margem da Estrada de Poço da Banana, em Tocos, na Baixada Campista. A vítima foi encontrada em uma área isolada e com pouca movimentação. Segundo a Polícia Militar, a vítima foi morta com tiros na cabeça. Ainda não há informações sobre a autoria e a motivação do crime. O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Campos. O crime é investigado na 134ª Delegacia de Polícia (Centro).
Número de empresas abertas em 2021 é o maior de todos os tempos no Estado do Rio
O ano de 2021 foi um marco para os novos negócios no Estado do Rio de Janeiro. De acordo com dados da JUCERJA (Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro), 72.894 empresas foram abertas de 1º de janeiro a 31 de dezembro. O número é o maior já registrado pela autarquia, vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, em seus 208 anos de existência. Os números de 2021 representam um aumento de 35% em relação às aberturas de empresas em 2020 (53.883 no total) e 23% em relação a 2019, ano anterior à pandemia (58.908). – O recorde é mais uma prova da retomada do crescimento do estado. O Rio de Janeiro vive um novo momento. A recuperação econômica é hoje uma realidade em todo o território fluminense – comemora o governador Cláudio Castro. De fevereiro a julho e de outubro a dezembro foram computados recordes dos últimos 20 anos em cada mês. Já em agosto e setembro os números foram os melhores dos últimos 12 anos. A média de tempo de abertura de uma empresa também melhorou em relação à do ano passado e segue dentro da meta estabelecida pelo Governo do Estado, de até 2 horas. Em 2021, a média ficou em 40 minutos, um minuto a menos do que em 2020. – Esses resultados são fruto do compromisso do governador Cláudio Castro com a desburocratização e a melhoria no ambiente de negócios do estado. A JUCERJA conta hoje com um dos sistemas mais modernos do país e um dos melhores do mundo. Todos os processos podem ser realizados de forma digital. Uma empresa pode ser aberta, com toda segurança, por celular, pelo aplicativo da JUCERJA, de qualquer lugar do mundo – explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, Vinicius Farah. A JUCERJA também fechou o ano com mais 15 municípios integrados ao Alvará Automatizado, totalizando 68 com o convênio. O objetivo é chegar às 92 cidades do Rio de Janeiro em 2022. O Alvará Automatizado é uma ferramenta disponibilizada pela Junta Comercial, que consolida em um único canal os órgãos públicos envolvidos no registro empresarial. Com ele, empresas de baixo e baixíssimo risco recebem contrato social, CNPJ, inscrição estadual, licenças da Vigilância Sanitária e do INEA e alvará do município logo após o registro do ato. – Nossa meta é facilitar a vida do empreendedor, entregando soluções mais ágeis, práticas e eficientes – afirma o presidente da JUCERJA, Sérgio Romay.