Vans vão deixar de circular na área central de Campos, diz prefeitura

Agora, a população do Centro será atendida apenas pelas empresas de ônibus.

Foto: Arquivo

Uma medida adotada pela prefeitura de Campos irá gerar uma mudança radical para o sistema de transporte coletivo da cidade. Foi publicado nesta segunda-feira (11) o edital de licitação do novo modelo de transporte público. O texto diz que as vans do transporte alternativo não irão continuar circulando com passageiros em pontos da área central.

A previsão é que essa alteração comece no mês de abril. A partir do momento em que a mudança entrar em vigor, as vans, juntamente com micro-ônibus, irão circular apenas nos trechos de ligação entre os distritos e localidades mais distantes. O Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) explicou que o objetivo é unir o sistema de baixa capacidade, que tem menor volume de passageiros transportados, com o de média capacidade.

Dessa forma, os passageiros da área central iriam ser atendidos apenas pelas empresas de ônibus. Ainda segundo o IMTT, a região do Centro corresponde a 1,5% da área total do município, onde ficam concentrados 72% de toda a população (360 mil habitantes), enquanto os distritos, com 98,5% da área do município, concentram 28% da população (140 mil habitantes).

Para que esta integração seja feita, o município foi dividido em seis áreas, e cada uma terá um terminal. Os terminais serão Bela Vista, BR-356, Cepop, RJ-158, Dical e Shopping Estrada.