Prefeitura de Campos é criticada após cancelar participação em evento cultural

O evento valoriza a literatura e a fabricação de doces caseiros e contou com a presença de um grande público nos anos anteriores.

Foto: Arquivo

Após anunciar que não irá participar da organização do 3º Festival Doces Palavras (FDP!), a Prefeitura de Campos recebeu críticas do grupo organizador e de dezenas de usuários nas redes sociais. A decisão foi anunciada na última sexta-feira (4) durante uma reunião na Casa de Cultura Villa Maria. O motivo citado foi a crise financeira que o município enfrenta.

O evento cultural tem o objetivo de valorizar a literatura e a fabricação de doces caseiros e contou com a presença de um grande público nos anos anteriores. Um produtor de doces – que participou de uma das edições – comentou que a recusa da prefeitura traz uma impressão que a cultura não tem sido valorizada no município. “Poucos eventos culturais acontecem em nossa cidade, sendo que a maioria deles é por iniciativa própria. Quando a prefeitura tem a chance de mostrar que tem interesse em fomentar a cultura, ela anda para trás. Não é a primeira vez”, afirmou Pedro Coutinho.

Um dos organizadores do evento, Vitor Menezes, também questionou a decisão. “A prefeitura de Campos é realizadora do Festival Doces Palavras. Realizou a edição de 2015 e 2017, mas anunciou recentemente que cancelou a sua participação na realização do evento. Considero uma decisão inexplicável e desnecessária. Mesmo compreendendo o contingenciamento de recursos, acho que poderíamos ter construído alternativas. Já passamos em dificuldades em outras edições quando esperávamos uma verba, sendo que ela não veio e tivemos que cancelar alguns editais. Acho que faltou diálogo e também faltou planejamento com relação a data, o que prejudicou a captação de recursos já que teríamos apoio de outras instituições se não fosse adiado”, afirmou.

Vitor afirmou ainda que o evento está mantido e que será realizado com apoio dos grupos e instituições que tem participado e prestado apoio à equipe que organiza o FDP!. A data será divulgada em breve e diferentemente das edições anteriores, o festival não deve ser realizado na Praça do Liceu.

Procurada para comentar as críticas, a prefeitura informou que reconhece a relevância do Festival, mas encontra-se em contingenciamento de despesas não podendo arcar sozinha com os custos do evento. A prefeitura disse ainda que lamenta ter que cancelar a participação no evento, mas afirma ser inviável no momento por falta de recursos.