Firjan abre 132 vagas gratuitas para cursos técnicos no Norte Fluminense

Em Campos são oferecidas 97 vagas para os cursos de Eletrotécnica, Automação Industrial e Soldagem.

Foto: Divulgação/Firjan

A Firjan SENAI oferece 958 vagas gratuitas para cursos técnicos em todo o estado do Rio. Em Campos são oferecidas 97 vagas para os cursos de Eletrotécnica, Automação Industrial e Soldagem. Em Macaé há 35 oportunidades para Técnico em Segurança do Trabalho. As matrículas devem ser realizadas até o dia 30 de julho.

Após a inscrição no site www.firjansenai.com.br/vagasgratuitas, o candidato deverá comparecer à unidade Firjan SENAI escolhida, das 9h às 17h, para realizar a matrícula em até 48 horas. O não comparecimento para confirmação dentro do prazo acarretará na perda da vaga reservada.

Além de requisitos específicos para cada curso, os interessados devem possuir renda familiar mensal per capita de no máximo 1,5 salário mínimo federal e estar cursando ou já ter concluído o Ensino Médio. A carga horária dos cursos varia de 800 a 1.200 horas. As aulas, que podem ser presenciais ou semipresenciais, começam em 1º de agosto.

O edital completo, com toda a documentação necessária, está disponível no site: www.firjansenai.com.br/vagasgratuitas . Mais informações também podem ser obtidas através do telefone 0800 0231 231.

Técnicos em alta no mercado

Com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e em constante transformação, ter no currículo uma capacitação que possibilite atuação em diversas áreas pode ser um importante diferencial. Para quem está em busca de novas oportunidades e de atualização, a dica da Firjan SENAI é investir um curso técnico transversal, que pode ampliar o seu leque de oportunidades.

O modelo de educação profissional da Firjan SENAI associa teoria e prática, com alinhamento de seus ambientes de aprendizagem à realidade da indústria. A partir de uma abordagem multidisciplinar, os projetos desenvolvidos pelos estudantes oferecem desafios semelhantes àqueles que os alunos irão efetivamente encontrar no trabalho.

E para quem planeja retomar os estudos e conseguir um emprego, investir num curso técnico pode ser um caminho mais rápido para o mercado de trabalho. Com duração média de um ano e meio, focado em competências e voltado para a realidade das indústrias, a preparação técnica da Firjan SENAI agrega um diferencial competitivo ao currículo dos profissionais formados pela instituição.

Essa foi a experiência de Gabriel Palhares, para quem a capacitação foi uma prévia fiel do que encontrou na empresa em que trabalha atualmente. Após concluir o Curso Técnico em Automação Industrial, Gabriel engatou seu primeiro emprego em um laboratório farmacêutico, onde já atua há três anos. “Os laboratórios da Firjan SENAI são muito completos e têm uma estrutura comparável a de qualquer universidade. Tive contato com vários equipamentos avançados que hoje fazem parte do meu cotidiano”, conta.