A atual situação do idoso Sílvio Falcão Filho, de 73 anos, preocupa a família e os amigos. Ele precisa de doações de sangue com urgência, depois que ficou gravemente ferido em um acidente registrado na última quarta-feira (15) na RJ-216, estrada que liga o Centro de Campos a Praia do Farol.
Sílvio está internado na Unidade de Tratamento Intensiva (UTI) do Hospital Ferreira Machado (HFM). O paciente tem o tipo sanguíneo B positivo, mas doações de outros tipos serão úteis. No dia em que se acidentou, a vítima pedalava uma bicicleta e foi atropelada por um carro. Ao ser atingido pelo automóvel, o ciclista foi arremessado e sofreu ferimentos graves.
A equipe de reportagem do jornal O Milênio entrou em contato com a prefeitura de Campos para saber como está o estoque de sangue no hemocentro, e a assessoria de imprensa do poder municipal informou que a situação é crítica: a média diária de doações tem girado em torno de 20, número bem abaixo das 70 doações ideais para manter o estoque regular. Inclusive, a realização de cirurgias eletivas foi suspensa por causa do número reduzido de bolsas de sangue.
Como doar sangue?