Após acidente em Campos, idoso gravemente ferido precisa de doações de sangue com urgência

Sílvio Falcão Filho, de 73 anos, pedalava uma bicicleta no momento em que foi atropelado por um carro na RJ-216 (Campos-Farol).

Foto: Leitor/O Milênio

A atual situação do idoso Sílvio Falcão Filho, de 73 anos, preocupa a família e os amigos. Ele precisa de doações de sangue com urgência, depois que ficou gravemente ferido em um acidente registrado na última quarta-feira (15) na RJ-216, estrada que liga o Centro de Campos a Praia do Farol.

Sílvio está internado na Unidade de Tratamento Intensiva (UTI) do Hospital Ferreira Machado (HFM). O paciente tem o tipo sanguíneo B positivo, mas doações de outros tipos serão úteis. No dia em que se acidentou, a vítima pedalava uma bicicleta e foi atropelada por um carro. Ao ser atingido pelo automóvel, o ciclista foi arremessado e sofreu ferimentos graves.

A equipe de reportagem do jornal O Milênio entrou em contato com a prefeitura de Campos para saber como está o estoque de sangue no hemocentro, e a assessoria de imprensa do poder municipal informou que a situação é crítica: a média diária de doações tem girado em torno de 20, número bem abaixo das 70 doações ideais para manter o estoque regular. Inclusive, a realização de cirurgias eletivas foi suspensa por causa do número reduzido de bolsas de sangue.

Como doar sangue?

O Hemocentro de Campos, localizado no Hospital Ferreira Machado, funciona diariamente, das 7 às 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Para doar é preciso levar um documento original de identidade com foto, ter peso superior a 50 Kg, idade entre 16 e 67 anos, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas.
Doadores com 16 e 17 anos devem preencher formulário próprio fornecido pelo Hemocentro Regional de Campos, com o consentimento formal do responsável legal para cada doação, e com cópia da identidade oficial do responsável anexada. Candidatos com idade superior a 60 anos só poderão doar se realizaram doações de sangue anteriormente.